Partilhar
sábado, junho 24, 2006

são joão, santo festeiro?

São João é um dos santos celebrados no mês de Junho em todo o Mundo cristão. Os dois outros são Santo António, a 13 de Junho e São Pedro, a 29 de Junho. São João é festejado no dia 24. A cada um deles foi atribuído pela igreja um diferente perfil por forma a os integrar no imaginário popular.

A São João foi atribuído o perfil de “santo festeiro” daí ser um santo alegre e reinadio festejado com muita musica e arruadas, onde ranchos de pessoas, muitas que somente se conhecem nessa noite, percorrem as ruas e ruelas com cantares noite fora.

Contudo, muito antes do Cristianismo já nesta época se festejava a chegada do Verão, no hemisfério Norte, logo após o Solstício de Verão. Eram manifestações pagãs, ritos de recomeço e da fertilidade.

O alho porro que até há poucos anos era profusamente utilizado no Porto e arredores não era mais do que um símbolo fálico, substituído com mau-gosto pelos martelinhos. Embora “martelada” ainda traga consigo conotações sexuais.

Da mesma forma as “orvalhadas” advém do facto de as mulheres casadoiras ou que desejavam emprenhar se rebolassem nos campos orvalhados, quantas vezes nas terras de Cedofeita procurando, dessa forma, a desejada fertilidade. Completavam o ritual espargindo água pelo seu corpo com ramos de erva cidreira molhados.

O Cristianismo não conseguindo acabar com esse rito pagão praticado pelo Povo, procurou absorvê-lo “santificando-o”. Quem “pagou o patau”, como dizem os homens do Norte, foi São João, um santo que a igreja tinha disponível para assumir a função.

Mas afinal quem era São João? Era mesmo esse santo festeiro? Teria sido mesmo filho de Santa Isabel, amiga de Nossa Senhora?

Nada disso! São João era um desgraçado que vivia no deserto, protegido por uma capa de pele de cordeiro e que se alimentava de gafanhotos.

Mas que siga a festa, pois após o Solstício de Verão muito necessário se torna renovar e recomeçar, especialmente, com muito afecto, erotismo e fertilidade...

Comments:
Que a alegria,renovação,sensualidade ,trazidas nas festas de S.Jõao,perdurem todos os dia.
ligia
 
Querida Lígia. Sempre que há renovação à esperança... Esperança mais profunda somente com revolução. Beijos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?