Partilhar
segunda-feira, junho 12, 2006

um dia na herdade do esporão

Ao passarmos os portões da Herdade, os nossos sentidos são surpreendidos por amplo espaço de vinhedos, mancha de verde colorida na maturidade das parreiras, alinhadas e belas. A surpresa é tanto maior porque o topo de cada linha das parreiras tem uma pincelada vermelho ou rosa... uma roseira em cada linha do vinhedo.

“Noutros tempos estes vinhedos tinham roseiras bravas, as primeiras a serem afectadas pelas pragas do míldio e do oídeo, sinal de que era necessário encetar o combate. Hoje em dia, mantém-se a tradição com rosas de jardim, tradição e embelezamento.”



Recebidos pelo Tiago, responsável pelo turismo da Herdade do Esporão, visitámos toda a linha de produção desde as diversas adegas até às caves onde milhares de garrafas dos vinhos mais elaborados são enriquecidos em estágios adequados, primeiro em barricas de carvalho, mais tarde na própria garrafa.

Nas caves, em temperatura e humidade adequadas, cerca de 500 mil garrafas, de Esporão Reserva Tinto e de Esporão Garrafeira Tinto, aguardam o momento de serem lançados no mercado.



Quando chegou a “hora das provas” tivemos oportunidade de degustar

Vinhos Brancos
Verdelho, monocasta 2005
Esporão Reserva Branco 2005

Vinhos Tintos
Touriga Nacional, monocasta 2003
Esporão Reserva Tinto 2003

Uma prova equilibrada, com um número ideal de vinhos a degustar, donde, na nossa opinião, sobressaiu pela cor, odores e paladar o esporão Reserva Tinto 2003.



Seguiu-se um almoço, servido no restaurante que apoia o sistema de Ecoturismo que funciona na Herdade do Esporão, com um aliciante menu vínico:

Espinafres com gambas, acompanhado de um Vinha da Defesa Branco 2005
Gaspacho e Bacalhau com Espargos e Salada Colorida, acompanhados com Vinha da defesa Rosé 2005
Arroz de Pato, acompanhado com Defesa Tinto 2004

Este último vinho, mostrou-se com um extraordinário carisma, um verdadeiro manjar vínico o que demonstra uma vez mais que a um preço aceitável há possibilidade de acompanhar as refeições com vinhos de grande qualidade.

Antes de nos despedirmos da Herdade do Esporão visitamos, ainda a zona histórica muito bem recuperada e conservada com destaque para a Torre do Esporão com construção primitiva no ano de 1267 e com a encantadora Ermida de Nossa Senhora dos Remédios.




Os nossos agradecimentos a António Sousa “o senhor dos vinhos interessantes”, da Garrafeira do Jumbo Almada Fórum e a Pedro Dias, do Prime Drinks (distribuidores)

Comments:
Que bela discrição,que aula também sobre vinhos.,acompanhada de belas fotos.
Imagino as sensações provocadas pelos diversos vinhos ,acompanhamentos,pessoas,natureza.
São aqueles dias perfeitos!!!!!!!!
Ligia
 
Querida Ligia. Ainda hoje comentei dom o "Senhor dos Vinhos Interessantes" o agradável que foi esta viagem vínica. Beijo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?