Partilhar
segunda-feira, julho 17, 2006

coleccionar com doçura

Coleccionar, juntar e encontrar elos de comunhão entre as peças sempre foi aliciante para o ser humano. O coleccionismo de pacotes de açúcar colocou esse anseio ao alcance de toda a gente. Os pacotes de açúcar dão rosto a pessoas e acontecimentos exemplares na solidariedade, no saber, na afectividade


Um café no Gerbeaud

Viajar para Budapeste, na minha opinião uma das mais belas e acolhedoras cidades do Mundo, resulta sempre num exercício de afectos, no alimentar do nosso imaginário das grandes viagens de sempre. O Rio Danúbio, que à beira de Budapeste em Duna se transfigura, conduz-nos ao sonho, ao eterno mistério da passagem entre o Ocidente e o Oriente.

Paralela ao Rio Danúbio, na sua margem leste, na zona designada por Peste e que cinco maravilhosas pontes unem a Buda e a Óbuda, a Rua Váci congrega em si desde o início do Século XIX as principais actividades comerciais, não só o comércio tradicional como também as mais modernas e elegantes lojas da cidade.

A tão celebrizada Rua Váci não é somente uma rua de comércio e atractivo para os turistas. É da mesma forma ponte de encontro e espaço de passeio dos habitantes de Budapeste que encontram nas ruas transversais amplas e soalheiras esplanadas que convidam ao descanso, à conversa ou à simples observação da vivência de uma cidade.

No topo da Rua Váci fica a Praça Vorosmarty, espaço de correria despreocupada para a miudagem e de peregrinação para os mais velhos que aí encontram restaurantes e cafés de onde emanam cheiros tradicionais e onde se degustam sabores únicos. Naquela loja à esquerda de quem entra na Praça, com montras coloridas de rótulos de garrafas de vinhos e licores, vou comprar uma garrafa de Unicum, licor de 40 ervas de sabor estranho, esquisito.

Mas é ali também nas imediações que o meu amigo Ali, no tempo em que a moeda do País fazia parte integrante da sua identidade tinha “banca” montada para a compra e venda de “forints” a preços convenientes.

Num dos gavetos da Praça Vorosmarty situa-se o legendário Café Gerbeaud, que já se chamou Café Kugler, nome do seu fundador, em 1858, e Café Vorosmarty, alusivo ao nome da Praça onde se encontra instalado desde 1870. Inicialmente teve porta aberta na hoje Praça József Nádor.

Recebeu, durante a sua longa existência, alguns designativos elogiosos tias como “os melhores gelados de Peste” ou “ponto de encontro dos seis elegantes Mundos”. Na realidade por ali se cruzaram espiões e aventureiros, viajantes compulsivos e membros das casas reais europeias, em momentos de repouso (ou de trabalho) nas paragens prolongadas na cidade do célebre Expresso Oriente.

Quando visitei o Café Gerbeaud em 1992, antes de profundas obras realizadas em 1997, respirava-se ainda o ambiente desse ponto de encontro de gentes que de diversos mundos se dirigiam ou regressavam do Oriente. Toda esta azáfama de encontros e desencontros vividos com um café saboroso servido requintadamente numa chávena única de três peças, o pires, a chávena e um pequeno prato/tampa que continha o creme.

Quando pretendi obter esta autêntica peça de colecção solicitei-o à “chefe” que me pergunto de onde era eu oriundo. Quando lhe respondi reagiu com a nostalgia do longe “Ah Portugália, Portugália...”.

Ficou de toda esta estória um pacote de açúcar do ano de 1992 que convosco partilho.





Disto eu gosto!
Unicum – Licor amargo resultante da mistura de 40 ervas húngaras apanhadas em três zonas distintas da Hungria. Pode ser bebido como aperitivo antes da refeição, muito embora, eu prefira degustá-lo como digestivo a acompanhar o café. A receita é segredo da família Zwack que a possui desde o reinado de Francisco I que o tomava por prescrição do seu médico pessoal.

Comments:
Não é que andei pelas ruas de Budapeste,transportada por essa bela narrativa.
Além de ver esses pacotinhos doces ,me encantei pelo licor......
Ligia
 
Querida Lígia. Tchim tchim com um cálice de Unicum. Beijinho.
 
Wonderful and informative web site.I used information from that site its great.
» »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?