Partilhar
sábado, julho 08, 2006

sentados à mesa... gostámos

Viajar pela rota dos saberes, feitos de odores e sabores, numa partilha da degustação de comidas e de bebidas em casas de pasto, ao ritmo do coração


Uma caldeirada em Porto Dinheiro

Viajar, mais do que efectuar grandes deslocações para regiões exóticas, seguir roteiros turísticos programados, é um estado de espírito. Um desejo imenso de conhecer gentes e costumes, de alimentar o espírito de cheiros e sabores. Quantas vezes “aqui tão perto” podemos encontrar esse sonho que perseguimos.

Quando caminhamos na direcção do Oeste de Portugal somos amiúde surpreendidos com vastos pomares, promessa de boa fruta em que a região é pródiga: realce para a pêra rocha fruto emblemático da região, única zona do mundo que o produz.

Mas a surpresa atinge o máximo de encantamento quando entramos no mercado da Lourinhã e somos confrontados com bancas de frutos da região: ameixas, pêssegos e pêras que enchem o ambiente de cheiros exclusivos, que se não encontram nos frutos das grandes superfícies comerciais.

Por estas andanças do mercado o apetite vai aumentando para uma prometida caldeirada que irá ser degustada à beira-mar, no ambiente mais apropriado a estas delícias do mar, na certeza de que será de esmerada confecção. Tomamos caminho direcção da costa Atlântica. Porto Dinheiro, com as Berlengas lá ao fundo envoltas em neblina, espera por nós.



No restaurante O Remo, com o mar ali ao pé, degustámos uma excelente Caldeirada, safio, raia, cantaril, cação, navalheiras e gambas, com amêijoas a fazerem lastro para não queimar no fundo do tacho. Lá pelo meio deliciosos mexilhões.

Acompanhámos com um vinho tinto satisfatório, do Alentejo, produzido pelas Adegas José Maria da Fonseca.




Restaurante O Remo - Praia de Porto Dinheiro (Lourinhã) - marcações 261 422 589

Comments:
Passeios entre sabores,cores,aromas,junto de paisagens maravilhosas ,terminando com boas conversa e degustando uma saborosa caldeirada.
Pelas fotos aumenta a vonttade de estar junto.Ligia
 
Querida Lígia. É isso tudo sim... o degustar deste manjar não foi o principal de encontro. Verdade. Um beijo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?