Partilhar
quinta-feira, julho 27, 2006

sentados à mesa... gostámos

Viajar pela rota dos saberes, feitos de odores e sabores, numa partilha da degustação de comidas e de bebidas em casas de pasto, ao ritmo do coração


Na Atalaia degustámos frutos de mar

Uma boa degustação de frutos de mar não deve, por si só, justificar uma viajem, por muito aliciante que seja a “mariscada” que nos espera. Quando juntamos a esse objectivo uma “viajem da saudade” isso sim, tudo muda de figura e pode representar um dia maravilhosamente vivido.

Marcámos um percurso, uma viajem a ser feita tranquilamente, sem pressas, com paragens, aqui e ali, permitindo-nos visitar alguns locais que há muito constam da nossa “agenda das viagens da saudade”: Enxara do Bispo, Freiria (dos Chapéus) e Praia de Santa Cruz. Cada paragem merece, por si própria, uma pequena crónica. Ficará para mais tarde.

Enxara do Bispo, pertencente ao concelho de Mafra, de aldeia que conhecemos há mais de 50 anos é hoje uma vila rural, onde ainda se sente o odor dos campos e dos grandes espaços abertos. Fomos na procura da Quinta do Senhor Amâncio e encontrámos, hoje chamada Quinta do Côtto. Do baú das memórias saíram as traquinices do “menino coelho” vividas há 55 anos.

Freiria (outrora conhecida por Freiria dos Chapéus), Freguesia do concelho de Torres Vedras, na ribalta dos média desde que se transformou no “palco” privilegiado da novela Floribela, já foi um tranquilo lugar onde fui encontrar o meu amigo Aníbal todo dedicado às causas cívicas: presidente da Assembleia de Freguesia local e de obras de cariz social dedicadas ao apoio aos idosos e à infância. Que maravilha...

Praia de Santa Cruz, a praia de charme dos anos 60 do século passado da região Oeste ainda mantém as marcas de estância de veraneio das gentes de posses da região saloia. Hoje rejuvenescida sem nada perder do seu património imaterial é local de encantamento para os amantes das águas límpidas do Atlântico. Respira-se por lá juventude.

Mas “ala que se faz tarde!” e aí vamos nós a caminho da aldeia da Atalaia, no concelho da Lourinhã onde ao cair da noite terá início a quarta edição do festival do Marisco, onde nos iremos deliciar com frutos do mar confeccionados com rigor e qualidade e onde não faltarão outras iguarias da região.

Com um serviço simples mas de grande simpatia e afectividade degustámos com agrado este “imenso” prato de mariscos: burriés (ah ah ah os tais caramujos!), navalheiras, gambas, santola e sapateira (com os recheios adequados) e lagosta...


Comments:
Retorno a lugares especiais de uma epócA,vivenciado desperta sensações lindas.
Encontros com pessoas queridas,suas histórias aumentamais o apetite para uma bela mariscada!
LIgia
 
Querida Lígia. Estas viagens da saudade abreu sempre esconderijos secretos no baú das memórias. Um beijo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?