Partilhar
quinta-feira, agosto 10, 2006

coleccionar com doçura

Coleccionar, juntar e encontrar elos de comunhão entre as peças sempre foi aliciante para o ser humano. O coleccionismo de pacotes de açúcar colocou esse anseio ao alcance de toda a gente. Os pacotes de açúcar dão rosto a pessoas e acontecimentos exemplares na solidariedade, no saber, na afectividade


Lisboa está em Festa em tempos de Santo António

Alfama será o mais antigo bairro de Lisboa, situado entre o Castelo de S. Jorge e o Rio Tejo, tradicionalmente habitado por gente do mar que embarcavam nas caravelas rumo às descobertas de novos mundos, mais tarde nas artes piscatórias e na estiva do Porto de Lisboa. O nome de Alfama, vem do árabe Al-hamma, que significa banhos ou fontes, que existem em número significativo neste bairro tradicional.

O terramoto de 1755 poupou a zona de Alfama que assim se mantém na traça antiga, labiríntica e de ruas muito estreitas e pequenos largos, com escadinhas garantindo a ligação e o mais fácil acesso entre as diversas zonas do bairro que se desenvolve encosta abaixo até à margem do Rio Tejo.

Gente modesta devota de Santo António nascido no bairro, onde hoje se encontra construída uma igreja a ele dedicada, vive a noite de 13 de Junho de forma intensa, em festa permanente, hoje bastante comercial, mas em tempos idos com as portas franqueadas a todos os forasteiros.

Em noite de Santo António, em cada recanto a sardinha assada é rainha dos afectos e dos paladares. É a festa que nasce em cada porta do bairro. É o sorriso da criançada quando pedem “um tostão para o santo António” que na tradição não entra a modernice de novas moedas que ao santo nada diriam.

Nos tempos presentes uma multidão invade o bairro, engalanado de balões multicoloridos, manjerico bem cheiroso na mão, na procura da bela sardinha assada. Noite fora ouve-se cantar o fado.


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?