Partilhar
segunda-feira, agosto 21, 2006

da praia do sol à fonte da telha no transpraia

Custa hoje algumas moedas de Euro ir e voltar de combóio, desde a Praia do Sol, na Frente Praias, até à Fonte da Telha, junto ao Términus, percorrendo este longo e maravilhoso areal da Costa Atlântica. Em 19 de Junho de 1960, para a viagem inaugural do característico Transpraia, o mesmo bilhete custou somente vinte escudos.

No primeiro ano da década de sessenta, quando a Praia do Sol se apresentava como uma muito bela estância balnear - a linda Praia do Sol, o Transpraia era o único transporte ferroviário à beira-mar, sobre um areal. Hoje, mais de quarenta anos passados, em oitocentos quilómetros de Costa Atlântica da zona continental portuguesa, apenas se criou uma imitação pobre nas Pedras d'El Rei, próximo de Tavira.

O Transpraia é um dos símbolos da Praia do Sol. Foi seu criador Casimiro Pinto da Silva, agricultor de Santo António da Charneca, no concelho do Barreiro, apaixonado pela caça e pelo tiro ao alvo, bom viajante que traz a ideia de França, sugerida numa visita a umas minas. E a vinda até à Praia do Sol ficou a dever-se ao médico de família que sugeriu a Praia do Sol como o local indicado para cura das amígdalas de sua filha Ana Maria da Silva, actual proprietária do Transpraia, lado a lado com o seu irmão António Manuel Pinto da Silva.

Hoje, com quatro unidades e duas máquinas alemãs Shoma, a garagem e oficinas implantadas junto à Praia da Riviera, transporta nos quatro meses da época balnear, de 1 de Julho a 30 de Setembro, trezentos mil visitantes.


Praia do Sol, nome tradicional da estância de veraneio que é hoje a cidade de Costa de Caparica, no concelho de Almada, Portugal

Comments:
Estórias pouco conhecidas mas muito interessantes.
O que será o futuro do combóio?
 
Gosto de ler suas histórias ,e deixar a imaginaçaõ funcionar
Ligia
 
Amigo António Dias. Faço tudo que me é possível para as divulgar. Um abraço.
 
Querida Lígia. Obrigado pelo seu afecto que muito ajuda nesta caminhada. Um beijo.
 
Esta historia dos comboios é muito interresante, mas fica a desejar muito pois ela foi resumida. Deixando em sua propria historia algo a descobrir, gostaria de saber detalhadamnte estas historias desta familia , dos comboios, as fotos que foram clicadas ao longo de suas historias.Mas tenho que fazer um grande elogios esta historia é linda , pois percebemos que todos que fazem parte desta famila se destacam pelo o entusiasmo de garanti a existencia deste s comboios, mesmo que passe de gerações em gerações.
 
entemeu email para correspodencia é;
am_parente@hotmail.com
 
Amigo Parente
O pessoal aqui da oficina registou o seu interesse e promete, logo que a disponibilidade de tempo o permita, encetar e aprofundar a pesquisa que pretende.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?