Partilhar
quarta-feira, setembro 20, 2006

coleccionar com doçura

Coleccionar, juntar e encontrar elos de comunhão entre as peças sempre foi aliciante para o ser humano. O coleccionismo de pacotes de açúcar colocou esse anseio ao alcance de toda a gente. Os pacotes de açúcar dão rosto a pessoas e acontecimentos exemplares na solidariedade, no saber, na afectividade


Quatro anos de uma vivência feliz

Passaram quatro anos desde que um punhado de homens, não por coincidência coleccionadores de pacotes de açúcar, fizeram uma inesperada descoberta e tiveram uma determinante visão: descobriram que não se encontravam isolados nessa estranha paixão de coleccionar pacotes de açúcar; tiveram a visão de que se unissem os seus esforços, aquilo que parecia ser uma actividade individualista passaria a ser um motor de colectivismo e de crescimento.

Fundaram um clube, uma associação, a que deram o nome de CLUPAC, Clube Português de Coleccionadores de Pacotes de Açúcar.

O desejo grande de transformar o gosto de coleccionar na arte de fazer amigos levou à concretização de encontros pessoais para troca de pacotes de açúcar e de saberes adquiridos, com a participação de pessoas que haviam passado anos e anos de solitário entretenimento. O Mundo do coleccionismo abria-se e estava à mão de cada um.

Realiza-se o primeiro PortSugar, amplo espaço de trocas de pacotes de açúcar.

Curiosamente, sabiam o valor de todas as peças que tinham na sua colecção e ignoravam o preço de transacção das mesmas. Quando não conseguiam fazer trocas ofereciam as peças repetidas. O negócio andava afastado de todo este desenvolvimento do coleccionismo de pacotes de açúcar.

Cumpria-se uma missão de verdadeira Utilidade Pública.

Pouco a pouco, com o passar do tempo, foram descobrindo que em cada cidade, vila, aldeia, nos lugares mais recônditos de Portugal, existia um coleccionador de pacotes de açúcar. Quantas localidades não foram colocadas no mapa por esse facto mesmo? Portugal transformou-se numa ampla imagem de açucaradas pessoas.

O número de Associados do CLUPAC cresce de forma exponencial.

Envolvidos nesta dinâmica de ocupação de tempos livres foram, igualmente, os mais novos. Uma simples exposição de quadros com pacote de açúcar, hoje em dia já com a dimensão e organização que a classifica de “excelente exposição”, a “Viagem do Açúcar” percorre o País e coloca este mundo aliciante do coleccionismo no coração da criançada. E mais uns tantos iniciam a sua colecção que lhes vai ocupar algum do seu tempo livre afastando-os de actividades por vezes nefastas.

A “Viagem do Açúcar” está patente em espaços comerciais, escolas, bibliotecas, colectividades.

São as escolas, são as entidades autárquicas, recreativas e cívicas que solicitam a presença dessa exposição. O coleccionismo de pacotes de açúcar passa a ser uma actividade reconhecida e dignificada. Os média dão lugar à divulgação desta actividade. Os produtores de pacotes de açúcar passam a cuidar mais do aspecto gráfico e do conteúdo desses pequenos rectângulos de papel.

Quatro anos representa os primeiros passos de uma longa caminhada...

Comments:
Taõ importante essa reunião onde num desejo comum,são reunidos e fortaleçidos laços de trocas e amizades.,e partilhas dessa caminhada açucarada.
Como gostaria de participar desse grupo,se ai estivesse
Ligia
 
Querida Lígia. Grupo que todos os dias cresce no nosso conhecimento. Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?