Partilhar
terça-feira, setembro 26, 2006

dia europeu das línguas

Comemora-se hoje o Dia Europeu das Línguas muito pouco referenciado nos órgãos de comunicação social com a agenda mais voltada para outras temáticas, quando os sucessivos anúncios feitos pelo Governo da Nação e as notícias em catadupa de falências e deslocalização de empresas com centenas de famílias atingidas pelo espectro do desemprego absorvem os noticiários.

O objectivo da criação do Dia Europeu das Línguas, criado na sequência do êxito do Ano Europeu das Línguas que decorreu no ano de 2001, é o de promover o debate de diversos temas para procurar mostrar como e por que razão o multilinguismo é um dos valores centrais da Europa. Adicionalmente pretende demonstrar como a aprendizagem das línguas permite que as pessoas tenham vidas mais ricas, encarem novas ideias, exercitem a sua mente e beneficiem da diversidade cultural da Europa.

Pretende, igualmente, mostrar que aprender línguas pode ser fácil e acessível e melhorar fortemente as perspectivas de carreira, assim como, vai mostrar que a aprendizagem de uma língua em idade precoce contribui para que as crianças desenvolvam as suas capacidades sociais, conferindo-lhes um dom que perdurará por toda a vida.

As 20 línguas oficiais da União Europeia são:

Alemão, Checo, Dinamarquês, Eslovaco, Esloveno, Espanhol, Estónio, Finlandês, Francês, Grego, Húngaro, Inglês, Italiano, Letão, Lituano, Maltês, Neerlandês, Polaco, Português e Sueco.

Comments:
Esse dia eu apóio todos os dias!!!
Beijos, Victor!
Bailarina das Letras
 
Uma maravilha ,que permite a interação entre todos.Deveria ser divulgado e apoiado
Ligia
 
Doce Cathy. Sei bem dessa tua paixão. Paixão nossa na realidade. Um beijinho.
 
Querida Lígia. Na verdade é a falar que as pessoas se entendem. Uma língua universal e única evitaria muitas guerras. Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?