Partilhar
quinta-feira, setembro 21, 2006

hoje é o "dia internacional da paz"

Em 1981 a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu que o dia da abertura da sessão ordinária do funcionamento das secções da Assembleia Geral “seria proclamado e observado como Dia Internacional da Paz e seria dedicado a comemorar e fortalecer os ideais da Paz em cada nação, por cada povo e entre eles”.

Na mensagem emitida para a comemoração do Dia, em Setembro de 1998 o Secretario Geral pediu: “a todos os líderes das nações em guerras que deixassem de lado suas próprias ambições e que pensassem no seu povo, que resistissem à tentação de buscar a glória por meio das conquistas e que reconhecessem que a capacidade de governar pacificamente, por si mesmo, traria para eles e seus povos as recompensas que merecem”.

Foi estabelecido que o Dia Internacional da Paz seria comemorado a 21 de Setembro de cada ano.

Não existe maior hipocrisia do que afirmar estes pressupostos quando as grandes potências mundiais que fazem parte das Nações Unidas e muitas integram, inclusive, o Conselho de Segurança, defendem a realização da guerra para atingirem a Paz.

Actualmente já nem sequer é recordado que em 1981 o dia de hoje foi designado DIA INTERNACIONAL DA PAZ.


MENSAGEM DO SECRETÁRIO-GERAL DA ONU,
KOFI ANNAN,
POR OCASIÃO DO
DIA INTERNACIONAL DA PAZ
21 de Setembro de 2006


Fonte: Centro Regional de Informação da ONU em Bruxelas – RUNIC

"Queridos Amigos:

Para alguns de nós, a paz é uma realidade quotidiana. As nossas ruas são seguras e os nossos filhos vão à escola. Quando o tecido social é sólido, os preciosos dons da paz quase passam despercebidos.

Mas, para um número demasiado elevado de pessoas, no mundo de hoje, esses dons não passam de um sonho irrealizável. Vivem prisioneiras da insegurança e do medo. Estes são a principal razão de ser deste Dia.

Há vinte e cinco anos, a Assembleia Geral proclamou o Dia internacional da Paz, como um dia de cessar-fogo e de não violência em todo o mundo. Desde então, a ONU tem celebrado este dia, cuja finalidade não é apenas que as pessoas pensem na paz, mas sim que façam também algo a favor da paz.

Contudo, neste dia, tal como nos outros 364 dias do ano, a violência continua a ceifar vidas inocentes. E, nas últimas semanas, assistimos a uma nova escalada trágica de conflitos em várias regiões do mundo.

A Organização das Nações Unidas trabalha em prol da paz de muitas maneiras. Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para impedir que continue a haver derramamento de sangue. E conseguimos alguns resultados.

Os Estados prestam agora mais atenção à diplomacia preventiva. As missões de manutenção da paz e o nosso trabalho de apoio e promoção dos direitos humanos estão a ter um efeito positivo. Os cidadãos de todo o mundo, homens e mulheres de todas as sociedades, esforçam-se cada vez mais por atenuar o sofrimento e erguer pontes entre pessoas de crenças e culturas diferentes.

De fato, actualmente, há menos guerras do que nas décadas passadas, embora o seu número continue a ser demasiado elevado. Cada vítima de um conflito representa um fracasso que relembra que há ainda muito a fazer.

É neste espírito que peço a todos, em todo o mundo, que observem, hoje, um minuto de silêncio em nome da paz. Recordemos as vítimas da guerra e, sempre que possamos influenciar o rumo das coisas, comprometamo-nos a intensificar os nossos esforços para alcançar uma paz duradoura.
"

Comments:
Que a PAZ esteja convosco!
 
Karlitus. Estará na mão de todos nós. Um abraço.
 
Que todos nós possamos,contribuir nessa corrente da paz.
Ligia
 
Querida Lígia. Somente dessa forma a PAZ poderá ser uma realidade. Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?