Partilhar
domingo, setembro 03, 2006

não há festa como esta

Tempo de reencontro

O encontro não é fácil quando horas antes da abertura das portas já uma multidão aguarda com tranquilidade mas, igualmente, com anseio o seu tempo de entrar. Um ano de espera, com os últimos dias a serem contados com a lentidão do desejado, e muito empenhamento e militância na sua construção, está a beira de concretização de um sonho sempre sonhado e renovado.

Ai está a Festa!

“_Bem vindo camarada, aproveita bem esta Festa que é de todos nós...”

Recepção passada, se os encontros são difíceis, o mesmo não acontece com os reencontros. Ano após ano camaradas oriundos dos mais recônditos lugares do nosso País têm o seu ponto de encontro esperado e desejado a cada novo ano.

E quantas vezes não representa essa a única oportunidade no ano de darem o abraço forte e fraterno, de beberem em conjunto um caneco, de saberem “como vão as coisas lá pelo teu sítio”. É a confirmação de “que de saúde vai tudo bem”, mas “lá pela nossa terra o desemprego é cada vez maior” e o lamentar de uma camarada que no ano que passou nos deixou “já não pode estar connosco nesta festa a que vinha desde o início”.


Tempo de festa

Não há Festa como esta!

Num espaço enorme, cada ano mais bonito e alindado, muitos milhares de visitantes caminham ao ritmo de cada um apreciando uma exposição viva do Povo que sente. Muitas mensagens de protesto sobre o momento político actual, muito gravoso para a população trabalhadora, lado a lado com outras de esperança e de certeza na força que o Povo tem. Artesanato regional, peças magníficas nascidas da imaginação e do labor popular, mostram toda a diversidade de um País tão pequeno mas de profundo sentido cultural.

Depois... os cheiros e sabores, numa mostra e degustação únicas da gastronomia portuguesa em todo o seu esplendor. Os peixes e mariscos do litoral, as carnes de suíno do Alentejo e dos bovinos das terras agrestes do nordeste, cozinhadas a preceito em elaboradas receitas da tradição. E a rota dos vinhos...

E no ar sempre a música, a Festa... No palco central, no Palco 25 de Abril, actuam os Xutos & Pontapés, mas o ambiente está, igualmente, impregnado de sons de todo o Mundo. Ali mais adiante está agora a actuar um rancho folclórico vindo da região do Minho e as pessoas aderem de tal forma que muitos saltam para o palco e “ajudam a dança”.


Tempo de luta e de solidariedade

"_Olá camarada, boa noite... há muito que te não encontramos nas reuniões do Partido
_É verdade, tens razão. Mas a vida está tão má que tenho as quotas em atraso e tenho vergonha de aparecer...
_Camarada, isso nem parece teu... Então e a solidariedade? É altura de te ajudarmos todos e não de te afastares...
_Bom...
_Já deste tanto de ti ao Partido... chegou a hora de te ajudarmos... Ficamos à tua espera..."

Este diálogo ouvi-o na Festa. No espaço e no tempo de lutar por uma vida melhor há lugar, importante lugar, aos afectos, à solidariedade, à ajuda...

A Festa do Avante realiza-se na Quinta da Atalaia, Amora, Seixal e é organizada pelo Partido Comunista Português

Comments:
Não há mesmo festa como esta!Estamos cá todos uns para os outros...Beijos
 
O Camarada Jerónimo disse tudo no seu discurso de encerramento da Festa: "(...)Quando alguns querem fazer prevalecer valores como o egoísmo, o individualismo sobre o valor da participação, da obra, da acção e do sentir colectivos, que força é esta? O que mobiliza milhares de jovens, homens e mulheres de diversas origens e profissões, sem pagamento ou retribuição material e os transforma em construtores desta fascinante realização – onde cada um partilha com todos o seu esforço e o produto do seu trabalho, com a esperança que corra bem e os visitantes sintam a Festa como sua?
Não pode ser explicado por palavras tudo o que sentem e leva à mobilização de todos esses amigos e camaradas. Mas com certeza podemos afirmar que o seu sentir e o seu fazer irradiam das convicções, dos seus ideais e do seu Partido, do Partido Comunista Português.(...)"
 
Querida Lenore. Esta foi a Festa vivida com mais instensidade, tanta gente bonita... Beijinho.
 
Palavras sábias, minha querida. Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?