Partilhar
segunda-feira, setembro 25, 2006

o mistério e a fantasia

Mitos e lendas, ou simplesmente uma curiosidade, a que o Povo dá dimensão de universal sentir e a Ciência procura a explicação que nem sempre é conseguida


Um relógio “muito complicado”

Quando em relojoaria falamos em “complicações”, não estamos a falar nem em atribulações da vida corrente nem na dificuldade maior ou menor de resolver um problema matemático, estamos, isso sim, a referir-nos a um conjunto de informações fornecidas pelos medidores de tempo, que dependendo ou não da sua contagem, vão muito para além dos segundos, minutos e horas.

Muitas dessas informações resultam de instrumentos de medida, incluídos nos contadores de tempo, mas que com este não apresentam quaisquer relação: A temperatura ambiente, medida por um termómetro metálico centígrado; A humidade relativa, medida por um higrómetro de cabelo; A altitude, medida por um altímetro; A orientação, apoiada na utilização de uma bússola.

Verdadeiras “complicações” de relojoaria, da arte da relojoaria, começam pelo simples calendário, dia e mês, passando pelas fases da Lua, até, por exemplo, à indicação da hora em 125 diferentes cidades do Mundo. A hora do nascimento e do ocaso do Sol em Lisboa, o calendário perpétuo, as estações do ano, os solstícios e equinócios, as estrelas do céu num horizonte de Paris (236 estrelas), de Lisboa (560 estrelas), do Rio de janeiro (611 estrelas).

Estas e muito mais “complicações” fazem parte de um medidor de tempo que durante muitos anos foi considerado o mais complicado relógio do mundo. Levou quatro anos a ser construído manualmente na Fábrica de Relojoaria de Leroy Frères, de Besançon, em França, tendo sido encomendado pelo brasileiro a viver em Portugal, de nome António Augusto de Carvalho Monteiro.

António Monteiro, conhecido popularmente pelo “Monteiro dos Milhões” e pelas costas pelo “caga milhões”, nasceu no Rio de Janeiro em 1850 e morreu em Sintra em 1920. Formou-se em Direito na Universidade de Coimbra e foi colega de curso de Guerra Junqueiro.

Um dos homens mais ricos do reino, foi contemporâneo do rei Dom Carlos, tendo feito a sua enorme fortuna nos negócios do café e das pedras preciosas do Brasil, grande parte da qual foi aplicada nas suas famosas colecções de borboletas, conchas, instrumentos musicais, pratas, mobílias e, obviamente, em relógios.

Adquiriu, em Sintra, a Quinta da Regateira, encarregando o arquitecto Luigi Manini de aí construir um palácio de linhas românticas e iniciático-maçónica, a Mansão Filosofal, citada por diversas escolas iniciáticas.

O famoso relógio “muito complicado” da marca Leroy, com a morte do “Monteiro dos Milhões”, foi comprado primeiramente por um joalheiro português, que o levou a uma exposição em Besançon, cidade onde se situa a Fábrica Leroy. Lèon Leroy, filho do mestre autor da peça, lançou a ideia de uma subscrição pública e, através dela, o relógio passou a figurar no Museu Nacional de Besançon, onde ainda hoje se encontra.



Cf. Público Cronos, de 4 de Maio de 2002

Comments:
Como sempre me encanta esse seu modo de informar
Ligia
 
Querida Lígia. Sempre afectuosa nos comentários. Beijinho.
 
Só uma pequena nota.. o AACM nasceu no Rio em 1948, mas era filho de pais portugueses, que multiplicaram a sua fortuna no Brasil, sendo assim um luso-brasileiro e não um português ou um brasileiro. ;)

Toda a vida de AACM foi feita em Portugal, desde a faculdade até às excelentes obras na Quinta da Regaleira em Sintra.

Morre em 1920 e o seu filho dá cabo da sua fortuna.. provavelmente a pagar as dívidas do pai.

Este relógio é uma peça única, feita exclusivamente para AACM e custou em 1908 a módica quantia de 200 contos de rei.. ou seja.. cerca de 100 euros.

Este relógio foi vendido pelo filho de AACM por 25 centavos a um cigano.. e posteriormente resgatado pela própria empresa que o fez. Não há é informações detalhadas sobre esse resgate.

Esta é a informação que posso partilhar.. o resto, são outros "5 minutos". ;)
 
Já agora... foi o próprio rei D. Carlos que lhe trouxe o relógio para Portugal, pois a Leroy se recusava a mandar o relógio por correio.

E o relógio ainda é, hoje em dia, considerado por muitos, o mais complicado do mundo, tendo em conta o que contém e como foi feito.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?