Partilhar
sexta-feira, outubro 20, 2006

figura rara de sábio

A notícia chegou à Oficina das Ideias através de um comentário feito por uma aluna do Professor Dragomir Knapic (comentário de 18 de Outubro):

“O professor Knapic infelizmente morreu na semana passada. O funeral foi na segunda feira, se não estou em erro. Só soube ontem também. Fui aluna dele no INP em 2000, 2001 e 2003. É difícil de aceitar a morte de uma pessoa tão grandiosa, bem humorada, critica e sábia como o GRANDE professor Knapic. Raras as pessoas como ele. Que descanse em paz.”

O Professor Dragomir Knapic era já uma referência pedagógica quando nos princípios dos anos 60 do século passado leccionava Geografia Geral e Económica no Instituto Comercial de Lisboa, na Rua das Chagas, em Lisboa.

Cientista da mais elevada estirpe, nunca foi uma figura mediática, embora muitas vezes os seus escritos tenham sido citados aquando da verificação de certos fenómenos, especialmente, relacionados com a sismologia. Tenho na memória a citação numa notícia sobre um sismo verificado em Portugal que se referia: “Foram verificados fenómenos luminosos, como refere Dragomir Knapik nos seus apontamentos sobre Geografia geral”.

Estão na minha memória dos 18 anos de idade viagens de estudo de grande interesse pedagógico à Serra de Montejunto e à Herdade de Rio Frio, então propriedade do cavaleiro tauromáquico José Samuel Lupi.



Capa do livro de apontamentos “Geografia Geral e Económica – 1ª parte”, apontamentos coordenados pelo professor da cadeira Dr. Dragomir Knapik, Lisboa 1962

Comments:
Também o tive como professor há muitos anos no Instituto Comercial de Lisboa.
Bom professor. Ainda hoje guardo dele umas sebentas de Geografia e de um semestre de Meteorologia.
Quando houve um sismo as aulas seguintes foram sobre esse assunto. Sabia desenhar de cor a costa de Angola. Contava histórias incríveis da fome em Cabo Verde ("uma telha por uma bolacha"), etc. etc. Deixou marcas nos seus alunos.
Estava exactamente agora a falar dele e um de nós fez a pesquisa no google e encontrou este blog.

A. Matos Rodrigues
 
Amigo Matos Rodrigues
Quem sabe se não teríamos "vivido" o Instituto Comercial na mesma época? Devo ter passado por lá entre 1960 e 1964...
Creio que o Prof. Dragomir Knapic já terá falecido, mas ainda tive notícia dele a dar aulas no ISCTE, salvo erro.
Sabe? Também guardo entre os meus livros a sebenta de Geografia do professor.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?