Partilhar
quarta-feira, outubro 04, 2006

número um

Hábito antigo de guardar os “número um” das revistas, quantas vezes o “número zero”, acaba por fazer história do que é publicado, dos êxitos editoriais e, igualmente, dos fracassos, mas é sempre registo dos tempos

@Net

A grande divulgação na utilização da Internet havia começado, em Portugal, algum tempo antes mas, na verdade, o grande fornecedor de acessos era a Netpac, fruto da sua estreita ligação empresarial e técnica à Telepac, pertencente ao Grupo Portugal Telecom. Estávamos no ano de 1996.

Com o objectivo de apoiar os seus clientes, quer no aspecto de formação técnica, quer no de informação e divulgação desse meio de comunicação então emergente, a Telepac lançou uma revista com o título “@Net”, cujo primeiro número viu a luz do sol em Setembro de 1996.

O seu director, José Silva Lopes escreveu no editorial do n.º 1 da revista: “... é dado relevo a um assunto tão actual como o do comércio na “net”, bem como a presença, cada vez mais forte, das empresas na Internet”.



Do conteúdo do Número Um da revista “@Net” salientamos:

e-Cash
Cidade Virtual
Ligação dedicada à Internet
Netpac+modem
Mirrors de FTP
Sites & Bits
Navegações
Vídeo “on-line”
Segunda Linha Telefónica


Com o sistema de cabo ainda inexistente em Portugal era então utilizada para acesso à Internet a linha telefónica de cobre pelo que as ligações eram forçosamente morosas e lentas. Do mesmo modo, usando numa primeira fase a mesma linha do serviço telefónico de voz inibia este de funcionar (interrompido) nos tempos de acesso à Internet. Daí o anúncio e a publicidade a uma “segunda linha” exclusivamente para dados.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?