Partilhar
domingo, outubro 29, 2006

revolta dos contadores de tempo

Aguardei a chegada do tempo de mudança da hora legal viajando um pouco pela blogoesfera sentindo que o tempo que passa decorria da forma habitual. As 2 horas da madrugada estavam já aí e nessa ocasião havia que atrasar a hora legal uma hora. Significava que por artes mágicas de manipulação do contador de tempo me preparava para viver mais uma hora.

Lembrei-me, então, o que acontecera três anos antes quando aqui na Oficina das Ideias registámos uma manifestação de protesto dos relógios de Valle do Rosal. Os contadores de tempo de Valle do Rosal reuniram-se numa manifestação de protesto exigindo o abandono da HORA LEGAL e a sua substituição pela HORA DO SOL.

Este protesto foi promovido por um vetusto relógio de sol esculpido em calcário, tendo contado com a participação de relógios de corda e de quartzo, ampulhetas e até de um metrónomo. Também participaram, sem se deixarem fotografar, um relógio de sala estilo inglês, diversos relógios de parede e muitos swatch.



A minha boa amiga Quinita fez-me chegar a este propósito um texto muito curioso que quero convosco partilhar...

A temporização do corpo humano

Despertar – das 7 às 8:00 horas
Quem gosta de acordar tarde já começa o dia em desvantagem. A partir das 6:00 horas, o corpo produz um hormona que faz acordar, o cortisol. Entre 7 e as 8:00 horas a taxa de cortisol no corpo atinge a concentração máxima. Esta faixa de horário é ideal para acordar com facilidade e com boa disposição.
Atenção: Voltar a dormir é um erro; por volta das 9:00 horas o corpo começa a produzir endorfinas (analgésicos naturais) que encorajam um sono pesado do qual será difícil sair sem dor de cabeça ou mau-humor.

Prazer – das 9 às 10:00 horas
A hora certa para as folias amorosas, já que a taxa de serotonina (neuro-transmissor ligado ao prazer) está no seu apogeu. Por outro lado, também é a hora de marcar uma consulta para o dentista: as endorfinas, que também estão em alta nesse horário, funcionam como anestésicos naturais.

Trabalho – das 10 às 12:00 horas
O estado de vigilância atinge o seu pico e a memória de curto prazo (que guarda coisas como um número de telefone que se olha na lista, é retido por alguns segundos e esquecido de seguida) está mais activa. Depois que as endorfinas presentes entre 9 e 10:00 horas desaparecem, o organismo atinge a sua velocidade ideal. É o momento certo para reflectir, discutir ideias e encontrar inspiração.

Descanso – das 13 às 14:00 horas
A moleza que dá depois do almoço não se deve unicamente à digestão, mas também a uma queda de adrenalina que acelera o ritmo cardíaco. Para retomar a disposição, basta uma sesta de 20 minutos.

Movimento – das 15 às 16:00 horas
A forma física encontra o seu apogeu no meio da tarde, ao mesmo tempo em que a capacidade intelectual diminui. Como não há produção de hormonas específicos nesse horário, os cronobiologistas ainda não encontraram uma explicação para o fato.

Passeio a pé – das 18 às 19:00 horas
A partir das 18:00 horas o organismo fica particularmente vulnerável à poluição e ao monóxido de carbono. Convém então limitar o consumo de cigarros e evitar se possível, os engarrafamentos. Também é nesse horário que a actividade intelectual e o estado de vigilância atingem um novo pico - hora certa de mandar as crianças fazerem os trabalhos de casa.

Um bom copo – das 20 às 21:00 horas
Se esse horário costuma coincidir com o aperitivo de antes do jantar é bom saber que é também o momento em que as enzimas do fígado estão menos activas, o que faz com que se fique bêbado bem mais rápido.

Sono – a partir das 20:00 horas
A melatonina (hormona do sono) invade progressivamente o corpo a partir das 18:00 horas. Mas é às 20:00 horas que aparece o primeiro momento ideal para dormir, sucedido por outros iguais a cada duas horas. Para ajudar a cair no sono, fazer amor é uma excelente ideia: o prazer sexual desencadeia a secreção de endorfinas no cérebro, favorecendo o adormecimento.

Regeneração – das 21 à 1:00 hora
Esta fase do sono é muito importante porque coincide com o pico da produção da hormona do crescimento, indispensável para a renovação das células e a recuperação física. Essa hormona permite que os conhecimentos adquiridos na véspera sejam armazenados no cérebro.


A propósito desta “mudança” de hora, que os actuais computadores pessoais têm artes de o fazer automaticamente, sobra-me sempre uma dúvida:

Será que vou atrasar este relógio



Adiantado-o?

Comments:
Tanto relógio e tanta gente atrasada...e agora ainda se atrasa mais.Até Março para ficarmos mais adiantados e faço votos para que não seja só nas horas. Um abraço.
 
Adorei demorar-me por aqui.
Sorri, emocionei-me, aprendi.
Voltarei para me demorar mais ainda.


Isabel
 
Adiantando-o. Para um tempo em que as pessoas se respeitem e aceitem mais. E condenem menos :)
 
Karlitus. Tens toda a razão mas não poderemos deixar de fazer força para adiantar o "relógio". Um abração.
 
Querida Isabel. Obrigado pela visita. As portas da Oficina estão sempre abertas para receber quem por bem vem. Beijinho.
 
Anjo. Concordo totalmente com o que diz. Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?