Partilhar
domingo, novembro 19, 2006

doces e licores conventuais

Como costumam dizer os estudiosos entendidos nestas coisas dos princípios de Portugal, o Mosteiro de Alcobaça não resultou de um voto de D. Afonso Henriques ao Papa para marcar a sua ascensão a Rei de Portugal, antes, D. Afonso Henriques foi aceite pelo Papa como Rei de Portugal por ter mandado construir o Mosteiro de Alcobaça.

O maior e mais belo da Europa da época, o Mosteiro de Alcobaça, tem a sua traça arquitectónica marcada pela transição, em Portugal, do estilo romântico para o gótico, estando a si ligado um novo modelo de povoamento orientado pela Ordem de Cister – monaquismo, construção de mosteiros, agricultura e engenharia hidráulica.

Todas estas marcas se encontram, passados que são cerca de oito séculos da sua construção, na região alcobacence. Mas também um rasto profundo da doçaria conventual, uma das mais importantes fontes de rendimento da organização monasteirial.



Foi a gula, mais concretamente a Divina Gula (*) que nos levou por caminhos do Oeste até à cidade dos monges e das monjas Cestercienses. Fomos provar “as delícias sedutoras, verdadeiras maravilhas, criadas através de 1001 experiências, de longas práticas e dedicação, de paciência e devoção” e degustar licores que ao longo dos séculos foram rodeados de secretismo.

(*) "Divina Gula" é um doce exclusivo da Pastelaria Alcoa (Alcobaça)

Comments:
É fartar vilanagem que o colesterol está já aí...! Mas como os olhos comem e a gula está presente não há que enganar é só trincar... e que Deus nos salve de um enfarte.
 
Karlitus. A grande vantagem das fotografias é que não afectam o colesterol. Um abraço.
 
Adoro fios d'ovos! Adoro! Consigo comer fios d'ovos até ficar cheia de borbulhinhas na cara no dia seguinte!! :)

Uma mesa, um "castelo" desses, alguém que goste tanto disso como eu, 2 garfos e a conversa só acabaria quando aparecessem as borbulhas! :)

Beijos
 
Querida São. Na verdade são doces divinais. Divina gula. Beijinho
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?