Partilhar
quarta-feira, novembro 22, 2006

a "pedra do sol"

Runa significa segredo. As Runas são hoje, como têm sido desde há milhares de anos, um oráculo singular, tendo a particularidade de constituírem o único alfabeto mágico que resistiu e sobreviveu, no Ocidente, à fúria retaliadora da Igreja Romana.

A origem das Runas perde-se na bruma dos tempos e, embora, muitos helenistas afirmem a sua origem no alfabeto grego, a verdade é que existem provas de que lhe são muito anteriores. Em Portugal, encontram-se nas ruínas de Alvae provas dessa antiguidade, pois existem vestígios de formas primárias de Runas que podem ser datadas do período neolítico médio (5.500 – 4.500 a.C.).

O interesse que o estudo e a interpretação das Runas desperta no Ser Humano é algo de difícil explicação, pois a uma fase de intensa actividade pode seguir-se um longo período de “pousio” intelectual.

As Runas que tranquilamente resistiram incólumes à evolução dos tempos e da sociedade aguardam sempre, com a mesma tranquilidade, que alguém sobre a sua força se queira debruçar. Hoje, o chamamento das Runas chegou-me através do Sol, essa fonte inesgotável de energia que nos mantém vivos e pensantes.

O Sol é a última Runa do segundo aettir(1) ou seja, a décima sexta no Futhark(2). É a SIEGEL, a que brilha no final de um ciclo difícil da vida. SIEGEL, nome de Runa, refere-se a uma espécie de quartzo que os noruegueses utilizavam para orientar a navegação, a partir das suas embarcações.



Apontavam-na para o Sol e definiam a direcção a tomar partindo do reflexo do cristal. A “pedra do Sol” era assim que os marinheiros a conheciam, era considerada uma jóia. Daí que outro significado atribuído a SIEGEL seja “jóia”.

Diz um Antigo Poema Rúnico Inglês:
O Sol para o homem do Mar
é sempre Esperança,
quando eles a levam [a pedra do Sol] ao lugar dos peixes,
até que o cavalo do mar os traga de volta ao porto.


Os que nascem sob os auspícios de SIEGEL são:
Resplandecentes
Frontais e sinceros
Talentosos
Fiéis, não suportam a deslealdade
Passionais

“Segue em frente no caminho que escolheste sem te arrependeres do passado”

Notas:
(1) – de “aet”, “geração” de oito Runas
(2) – Forma primitiva do alfabeto rúnico (24 Runas)

Créditos do saber: Das Runas, de Fabiana d’Aversa, Editorial Pergaminho, 1997



A Runa SIEGEL diz respeito às pessoas nascidas entre 23 de Julho e 22 de Agosto

Comments:
Como sempre nos dando uma bela aula O significado das runas ,são explendorosos!
Ligia
 
Querida Lígia. Modesto mestre eu sou. Dedicado aluno na aprendizagem da eternidade. Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?