Partilhar
sábado, dezembro 30, 2006

as rolas turcas

São minhas companheiras todas as madrugadas, quando na caminhada diária de passeio da minha cadelinha percorro pouco mais de um quilómetro pelas ruas e veredas de Valle do Rosal. Estou a falar das rolas, rolas turcas como lhes chamam por cá, por ser a partir da Turquia que iniciaram há anos a migração para terras de Portugal, particularmente para esta zona da Caparica, desde a orla marítima até aos arvoredos da Mata dos Medos.

Embora nos primeiros tempos seguissem os caminhos normais das migrações de aves, com a vinda para cá e o regresso aos lugares de origem meses mais tarde, estou em crer que tal como acontece com o ser humano quando se sente bem numa terra de acolhimento, também as rolas, as rolas turcas, acabaram por se fixar definitivamente.

Relativamente às rolas autóctones, são de maior dimensão e distinguem-se, especialmente, pelo arrolhar muito característico, muito mais forte e musical, com fortes requebros que dão musicalidade ao ambiente quando iniciam o seu voo.

São aves bastante afoitas no relacionamento com o ser humano, voando normalmente em casais, em voo alegre embora sublinhado com um cantar algo nostálgico, a recordar quão longe estão da sua terra de origem.

A cada ano que passa, procriando num ambiente natural que lhes é propício, as rolas turcas aumentam a dimensão da sua colónia, poisando nos fios de transporte de electricidade e no alto dos pinheiros bravos dando um novo encantamento aos locais que elegeram para viver.

Ainda hoje, a meio da tarde, quando o calor se fazia sentir em toda a sua intensidade, vinda sei lá de onde algumas rolas turcas se acolheram à sombra de um pinheiro aqui nascido há mais de 20 anos, hoje adulto e protector de muitas aves.

E lá cantaram uma canção arrastada, nostálgica mas de enorme musicalidade...

Comments:
Victor:

Não o parecendo à primeira leitura, este é um dos textos mais carinhosos que me lembro de ter lido no teu blogue. Gostei muito da imagem do pinheiro protector; mas mais ainda do sentimento de plenitude que apreendemos da paisagem descrita.

Um abraço,
Rui
Um bem-haja.
Rui
 
Cheguei a viajar ,com sua descrição e diante da sensbilidade do seu escrito,vivenciei o momento sublime.
Ligia
 
Caro Amigo Rui. Muito obrigado pela visita e pelas tuas palavras sempre afáveis. Um abraço.
 
Querida Lígia. Fico satisfeito pelo efeito desta partilha. Um beijo.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?