Partilhar
segunda-feira, dezembro 18, 2006

cante ao menino em peroguarda

Os Cânticos ao Menino Jesus realizam-se um pouco por todo o País e representam muito da tradição religiosa que o nosso Povo vive com devoção. Como em tantas outras situações trata-se de uma apropriação que o Cristianismo fez de tradições muito mais antigas que se perdem no fumo dos tempos.

Era o tempo de renovar a vida, de recriar caminhos a percorrer numa perspectiva de melhoria de condições de vida e de fixação e pacificação das gentes que de nómadas se iam fixando nos terrenos mais propícios à agricultura e à pastorícia. Então cantava-se o nascimento como fruto de uma comunidade em construção.

Os povos uniam forças e sentires para vencerem a escuridão da Invernia, a noite mais longa que se celebrava com o Solstício de Inverno.

No Alentejo, o Povo explorado pelos grandes latifundiários, sentia as agruras de uma pobreza extrema, que não espiritual, usando então da época natalícia para sensibilizar os ricos e poderosos para a sua falta, a sua miséria, cantando-lhes rimas onde não faltavam alusões de cariz social.

Daí que o Cante ao Menino, repare-se que nunca dizem “Cante ao Menino Jesus”, seja um acontecimento único em todo o Mundo é uma pérola da cultura de um Povo que importa preservar.

Fomos assistir ao Cante ao Menino, na circunstância “cante de mulheres” em Peroguarda, aldeia do concelho de Ferreira do Alentejo, considerada aquando das comemorações dos centenários a “aldeia mais portuguesa do Alentejo”. Terra natal dessa grande figura na etnologia alentejana que foi o Professor Joaquim Roque.



Na Igreja Matriz de Peroguarda, na Igreja de Santa Margarida fomos ouvir o Cante ao Menino nas vozes maravilhosas do Grupo Coral Feminino e Etnográfico “As Margaridas” de Peroguarda.

Comments:
Que belo espetaculo,e que esse sentimento passe de geração a geração
Ligia
 
Querida Lígia. Vai passar com certeza. Existe vontadoe forte para que isso aconteça. Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?