Partilhar
sábado, janeiro 13, 2007

as andorinhas de valle do rosal

O céu matinal, pouco depois das 8 horas, um alvorecer pardacento de forte neblina, mas a prometer soalhar lá para as 11 horas, foi cortado por um voo diferente dos habituais nesta altura do ano. Uma andorinha executava um voo rectilíneo, voo de chegada pois os voos de estada são circulares e planando nas isobáricas.

Ainda estão longe os odores das rosas e dos jasmineiros, as primeiras já mostram pequenos botões mas os jasmineiros ainda são um fundo verde de folhas, que normalmente festejam a chegada das primeiras andorinhas a Valle do Rosal.

Esta primeira andorinha a chegar, sem dúvida uma atleta de fundo, é a indicação que as suas companheiras de viagem não tardarão. Daqui a pouco regressarão todas as que já cá estiveram e que resistiram à longa caminhada. Algumas terão perecido perante os escolhos de uma longa viagem, as intempéries, os predadores, a malvadez do ser humano. Contudo, a maioria regressará ao seu local de nascimento ou aos ninhos em que foram progenitores.

É temporã esta chegada, resultado sem dúvida da ausência das fortes chuvadas apropriadas a esta primeira quinzena de Janeiro, mas são assim desígnios da mãe Natureza que mais cedo me deu esta imensa alegria. A partira de agora será a animação dos seus voos e a musicalidade dos seus piares, a labuta para a recuperação dos ninhos e para a construção de novos que irão albergar a família aumentada.

Recordamos aqui o registo da Oficina das Ideias no que se refere à chegada da primeira andorinha do ano a terras de Valle do Rosal:

Em 2004, a 16 de Fevereiro
Em 2005, a 10 de Março
Em 2006, a 12 de Fevereiro

Salvo o ano de 2005 em que a sua chegada tardia muitas preocupações trouxe às pessoas que tanto gostam de apreciar a beleza dos seus voos e o empenho do seu labor na reconstrução dos ninhos, a chegada tem tido lugar por volta da segunda semana de Fevereiro.

Neste mágico ano de 2007 registamos hoje, 13 de Janeiro a sua chegada, prenúncio de que muitas outras se aproximam destas terras de acolhimento.

Bem vindas belas andorinhas!!


[minha terra é meu sentir: Caparica mais do que uma terra é um Povo. Gente que construiu vida entre o mar e a floresta em diversificado labor. Da sua vivência aqui se regista testemunho]

Comments:
Curioso, hoje vi a primeira papoila aqui pela Sobreda!
Como costume, liguei ao meu a dizer ter avistado a primeira papoila do ano, ainda de tons pálidos e sem o vermelho rubro que tanto me faz sorrir, mas é sempre um grito, em qualquer campo!
Sempre fazemos isto, o Primeiro a ver a primeira papoila do ano avisa!

Bem, já temos papoila, já temos andorinhas, que venha a primavera!!!!

Beijos
Maçã de Junho
 
Amiúde, um texto surpreendente... de tão belo na sua simplicidade.

E são os que "observam" a natureza que mais me tocam. Obrigado.

E o registo da data de chegada da primeira andorinha só pode ser... terno.

Primavera, sem dúvida.

Abraço,
Rui
 
Querida Maçã de Junho. A Primavera está a despontar a toda a força... é o renovar que a Natureza nos oferece com tanto carinho... Sinto que é igualmente tempo de renovação na tua vida. Muitas felicidades minha querida Amiga. Beijinho.
 
Caro Amigo Rui. Sempre grato pela visita e pelos comentários amigos. Recomendo a todos os meus leitores uma viagem ao VIANDANTE. Vale mesmo a pena. Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?