Partilhar
quinta-feira, janeiro 04, 2007

um sorriso para lualil

A minha querida amiga Lualil, do Traduzir-se..., tem uma qualidade de escrita excepcional aliada à sua profunda inspiração que no decorrer dos tempos tem tido a sensibilidade de partilhar no seu blogue.

Tem sido uma companheira assídua nas regulares “caminhadas calçada acima” que na cidade pernambucana do Recife, a Veneza do Brasil, tem possibilitado “Sentir o Povo que Vive” ao Fotógrafo que muito encantamento tem encontrado nessas paragens do nordeste brasileiro mercê desta parceria muito conseguida.

O Fotógrafo e a Escritora reencontram-se na calçada que percorrem tranquilamente. Ele escreve sentires com cada clique de sua câmera fotográfica. Ela, cria as mais belas imagens com um singelo movimento dos cílios”.

A notícia há muito desejada e porque não dizê-lo? igualmente esperada chegou ontem através de um singelo correio electrónico:

O Sindicato dos Bancários de Pernambuco divulga as 65 poesias pré-selecionadas para a final do seu II Concurso de Poesias “Mostre seu Talento”. Foram 1.750 poesias e 636 inscritos no certame poético. ...... O anúncio e premiação dos vencedores do “Mostre Seu Talento” será no dia 5 de Janeiro de 2007, na primeira sexta-feira do ano. Todos estão convidados para participar da cerimónia de premiação.

O evento acontecerá no auditório Marcelo Ferreira da sede da entidade. Os três vencedores da categoria bancários e os três da não-bancários serão conhecidos no momento da cerimónia. Na oportunidade serão distribuídos o material das vinte melhores poesias – com as poesias e cédula de votação – para a escolha do prémio júri popular.

Este II Concurso homenageia o poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto. A Comissão Julgadora é formada pelos poetas: Delmo Montenegro, bancário e vencedor do I Concurso de Poesia dos Bancários; Marcelo Mário Melo, escritor e jornalista; Cida Pedrosa, advogada, Jota de Souza, professor; e Varela Cavalcanti, bancário.

Fazendo parte dos 65 poemas seleccionados encontra-se “Capibaribe” da autoria da minha querida Amiga Lualil, o que me encheu de contentamento, assim como a todo o pessoal aqui da Oficina.

CAPIBARIBE
(caapiuar-y-be / capibara-ybe)

Chamo-te Capibaribe
És Tupi entre capivaras
E porcos selvagens
Desde o agreste à zona da mata
Tua beleza espalhas
Ao longo de dez cidades

Hoje, olho para ti
Parece que te matam um pouco a cada dia
Mas resistes... és teimoso

Alimentas tantas barrigas e tantas almas
E segues tu, junto a uma gente caranguejo
Arrastando-se, sobrevivendo

Mas outrora foste mais
Hidrovia para pessoas e ouro branco
Tuas águas, terapia

Hoje, olho para ti
Parece que te matam um pouco a cada dia
Mas resistes... és teimoso

Porém não escuto os teus murmúrios
A quem segredas a tua dor?
É às pontes que falas baixinho teus lamentos?

Só vejo a tua beleza,
Hipnotizo-me no reflexo brilhante
Que mostras os casarios da aurora,
Na tua força que brota nos verdes dos manguezais
E nos beijos e carícias que trocas com as garças.

Aqui estou, ao teu lado
Traduzindo o que sentes e o que nos fazes sentir.


Parabéns minha Querida Amiga! Felicidades para a próxima sexta-feira!


Capibaribe = Rio pernambucano que na sua foz recorta a cidade do Recife dando-lhe a designação de "Veneza do Brasil"

Comments:
Fruto da inspiração de caminhadas por esta linda e poética cidade.. sempre e eternamente acompanhada pela sensibilidade deste fotógrafo que tenho o prazer da companhia..
beijois e obrigada pelo carinho!
 
Hoje é sexta feira.
Sem querer dar ar de cusca... o que se está a passar?
Victor, Lualil...
Vá lá...
 
Doce Lualil. É verdade que o Fotógrafo já conece tão bem esse rio de encantamento como se muitas vezes já nele tivesse mergulhado. Beijinho.
 
Caro Reporter. Foi na sexta-feira que a Lualil teve conhecimento dos resultados sobre os 65 poetas nomeados. Para o pessoal da Oficina ela será sempre a primeira. Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?