Partilhar
terça-feira, fevereiro 20, 2007

...à bulhão pato

Quem parar a caminhada no chamado lugar da Torre da freguesia de Caparica, no concelho de Almada, voltado para poente, encontra à sua esquerda um edifício algo degradado onde figura uma placa “aqui faleceu o poeta Bulhão Pato em 24 de Agosto de 1912”. Estamos junto ao edifício onde viveu e faleceu o último dos poetas românticos portugueses.

No conjunto da sua obra é notória a influência do local em que viveu, então designado Monte de Caparica, especialmente da sua profunda vivência histórica e monográfica do sítio. No seu “Livro do Monte” escreveu Bulhão Pato em 1883 sobre as mulheres da praia:

Com a sardinha, empilhada,
Inda saltando vivaz
Vem de cestinha avergada;
E lá em baixo, da praia,
E sobe a pino o almaraz;
Mas nem por sombra cansada

Faz vista de nova a saia,
Corada ao Sol e puxada!
Descalça o pé regular
E branido pela areia
D’essas arribas do mar.

Não se pode chamar feia.
Descaída e longa a trança;
Afrontada de calor, O lencito desatado;
E os beiços com tanta cor
Como a d’um cravo encarnado
A mocidade é uma flor!

...............

Era um afamado caçador e amante das artes culinárias, donde a receita célebre de “Amêijoas à Bulhão Pato” que tem conhecido imensas versões. Apresentamos uma das mais simples...

Ingredientes
2 Kg de Amêijoas
2 dl de azeite
4 dentes de alho
1 molho de coentros
1 limão grande
Sal e pimenta q.b.

Confecção
Deixe as amêijoas de molho em água com sal durante duas ou três horas.Escorra-as e passe-as por várias águas para lavar, antes de as cozinhar. Corte os alhos às rodelas e pique os coentros.Ponha um tacho ao lume com o azeite e os alhos e quando estiver quente junte os coentros até estalarem.Junte então as amêijoas e tape.Tenha o cuidado de ir virando as amêijoas para que todas passem por baixo. Quando estiverem todas abertas retire-as do lume e tempere com pimenta e sumo de limão a gosto.

Comments:
Victor:

Perco-me por ameijoas, que também confecciono com carinho (um dia destes lanço uma receitinha no Viandante). Este fim-de-semana experimento a receita (nunca fiz com coentros)- tão certo com já lhes estar a sentir o sabor :-)

Só é pena que o seu preço tenha mais que triplicado no último ano e meio (pelo menos aqui no Alto Minho) - um escândalo!

Valha-nos o prazer!

Um abraço
 
Amigo Rui
Na verdade os coentros têm sido pouco utilizados no Norte do País, penso por uma questão de tradição. Mas realmente dão um sabor muito agradável aos cozinhados. Desejo que apreciem a experiência do fim-de-semana.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?