Partilhar
domingo, fevereiro 18, 2007

santuário de nossa senhora do cabo

O Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua também conhecido por Santuário de Nossa Senhora do Cabo situa-se no Cabo Espichel, a ocidente da vila de Sesimbra, é delimitado a sul e oeste pelo Oceano Atlântico e a norte pela estrada nacional 379 e Ribeira dos Caixeiros, Concelho de Sesimbra, Freguesia do Castelo, Distrito de Setúbal.

É constituído, fundamentalmente, pela Igreja Seiscentista e pelas Casas dos Círios, pela Ermida da Memória e pela Casa da Água e Aqueduto do Cabo Espichel.


Igreja de Nossa Senhora do Cabo, Casas dos Círio e Cruzeiro
Do século XVII, está de costas para o mar. O interior da igreja é decorado com pinturas barrocas, ex-votos e frescos. De cada lado da igreja há uma fila de alojamentos para peregrinos, chamada de Casa dos Círios ou simplesmente Hospedarias que formam o Terreiro no Cabo Espichel, também designado Arraial, ao fundo pode-se avistar um cruzeiro, local onde começa verdadeiramente o Santuário.


Ermida da Memória
A poente da Igreja de Nossa Senhora do Cabo e das Casas dos Círios/Hospedarias, (na parte de trás e para o lado direito), a cerca de 100 metros situa-se, sobranceira ao Oceano Atlântico, a Ermida da Memória, também conhecida por Capela da Memória, uma capela abobadada, com painéis de azulejos azuis e brancos no seu interior, representando a Lenda da Senhora do Cabo e imagens da construção da Capela. No exterior encontram-se dois quadros de imagens em azulejo que estão muito degradados e que representam dois peregrinos. Templo construído precisamente no local onde reza a tradição ter-se-á dado a aparição da Virgem.


Casa da Água e Aqueduto do Cabo Espichel
Foi construída em 1770, tem forma hexagonal, coberta por cúpula em meia-laranja rematada por lanternim, cimalha envolvente, cunhais apilastrados marcando as seis faces. É antecedida por escadaria de vários lanços. No interior, uma fonte "rocaille" em mármore, com motivos escultóricos ao gosto Berniniano, bancos de pedra ao longo das paredes, restos de um silhar (pedra lavrada e quadrangular, para revestimento de paredes) de azulejo (Fábrica de Belém) com cenas de caça e, cenas alusivas aos círios.


A Casa da Água recebia a água trazida pelo Aqueduto desde a Azóia, a aldeia mais próxima, por uma extensão de aproximadamente dois quilómetros. Possuía um poço e dois tanques para dar de beber aos animais.


[texto elaborado na Oficina das Ideias para o projecto "Círios da Margem-Sul"]


fontes consultadas
[1] “O Círio de Nossa Senhora da Praia”, de Teresa Marques Alves, Jornal da Região 13-02-2002; blogue “Para os Lados de Sintra”, de Pedro Macieira
[2] Manuel J. Gandra
[3] Nossa Senhora do Cabo Espichel, folheto da Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda, de Belém
[4] Blogue
“Para os Lados de Sintra”, de Lua
[5] Blogue
"Rio de Maçãs", de Pedro Macieira
[6] Imóvel de interesse público por Decreto n.º 37.728/50, de 5 de Janeiro; in Sesimbra Monumental e Artística, 1986
[7] Inventário do Património Arquitectónico; Santuário de Nossa Senhora do Cabo, casa dos Círios e terreiro/ Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mu; Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais; http://www.portugalweb.net
[8] WIKIPÉDIA, Entradas: Santuário de Nossa Senhora da Pedra Mua; Cabo Espichel; Igreja de Nossa Senhora do Cabo; Casa dos Círios; Capela da Memória; Casa da Água.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?