Partilhar
domingo, março 25, 2007

hora de verão em portugal

Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira foi adiantada de 60 minutos à 1 hora do Tempo Legal (1 hora UTC), em 25 de Março de 2006.

Na Região Autónoma dos Açores foi adiantada de 60 minutos às 0 horas do Tempo Legal (1 hora UTC), em 25 de Março de 2006.

A hora legal pode ser calibrada em HORA LEGAL.

No dia 28 de Outubro deste ano a hora voltará a coincidir com o Tempo Legal.

É evidente que o Tempo Legal não coincide com a Hora Solar Aparente, muito embora tivesse sido esta última que orientou os nossos antepassados na sua vivência diária, marcando o tempo e o ritmo das diversas actividades.

O Horário Solar Aparente baseia-se na premissa de que é meio-dia quando o Sol alcança o ponto mais alto no céu, no decurso do seu movimento aparente, isto é, quando cruza o meridiano do lugar, pelo que varia em relação ao lugar geográfico em que nos encontremos a cada momento.

Uma das formas expeditas de determinar a Hora Solar Aparente é aquela que recorre à utilização de um Relógio Solar.

A adopção de uma referência horária global foi decidida pela primeira vez em 1884, na Convenção de Washington, a que Portugal aderiu em Maio de 1911. Só então foi abandonado o uso da hora solar média do meridiano de Lisboa, que estava 36m44,68s atrasado em relação ao Tempo Médio de Greenwich (TMG), ou Tempo Universal (TU), que a convenção consagrou.

Quanto à Hora de Verão, Portugal adoptou-a em 1917, seguindo o exemplo de outros países europeus, e manteve-a sempre desde então com alterações diversas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?