Partilhar
segunda-feira, março 26, 2007

o seu a seu dono

No decorrer de algumas pesquisas documentais que o pessoal da Oficina das Ideias tem andado a efectuar no sentido de recolher documentação sobre a história e vivência das “Caparicas” - Monte, Costa, Vila Nova, Sobreda e Charneca, uma vez mais fomos confrontados com várias versões da “Lenda da Capa-Rica”.

São oito as versões que registámos, umas mais tradicionais, outras resultante de alguns despiques do antigamente entre povoações vizinhas e uma de escrita mais recente, resultante de um devaneio ficcionista deste trabalhador da Oficina das Ideias.

No fundamental, a grande maioria das versões aponta para a ideia tradicional de uma velha muito velha que trajando sempre uma capa andrajosa veio, pela sua morte, a verificar-se que estava cheia de dobrões de ouro, que o rei de então utilizou para mandar construir a vetusta Igreja do Monte.

Enquanto a maioria das lendas tradicionais da Caparica apontam para a vivência da velha em terras e montes da Caparica, uma outra mais a “puxar” para a Costa de Caparica adianta que a velha viveria mais para os lados do litoral.

Finalmente, a versão ficcionada por este modesto escriba, transforma os dobrões de ouro em doiradas flores de acácia que tanto alegram esta região nos meses de Fevereiro e de Março de cada ano. Esta versão foi publicada pela primeira vez no ano de 1997 em “Almada, a Terra e as Gentes”.

Diversas publicações da Câmara Municipal de Almada, da Junta de Freguesia da Caparica e, inclusive, a obra monumental da editora Quidnovi “História das Freguesias e Concelhos de Portugal, publicaram a Lenda da Caparica com recurso à imagem ficcionada das doiradas flores das acácias tendo sempre olvidado a origem da IDEIA.

Bom... assim caminhamos... mas “o seu a seu dono”!

Comments:
Taõ interessante a procura da história do surgimento do local ,e mais ainda a linda comparação com as flores de acacia
Ligia
 
Querida Lígia
Juntei dois prazeres: o da pesquisa histórica e o gosto pelas doiradas acácias em flor..
Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?