Partilhar
quarta-feira, março 21, 2007

primavera

o mistério e a fantasia
Mitos e lendas, ou simplesmente uma curiosidade, a que o Povo dá dimensão de universal sentir e a Ciência procura a explicação que nem sempre é conseguida


A Natureza anuncia a chegada da Primavera.

O equinócio da Primavera marca, no hemisfério norte, o momento em que no mês de Março o dia e a noite têm igual duração. Esse “mágico” momento teve lugar às 00 horas e 07 minutos, quando ainda rolando pelas estradas da Caparica pude observar quanto equilíbrio a Natureza mostrava ter. Deu-se nesse momento o início cósmico a Primavera em terras de Portugal.

Em astronomia, o equinócio é definido como um dos momentos em que o Astro-Rei, na sua órbita aparente vista da Terra, cruza o equador celeste, a linha do equador terrestre projectada na abóbada celeste.

A palavra equinócio tem origem no latim e significa "noites iguais". Os equinócios acontecem em Março e em Setembro, as duas ocasiões em que o dia e a noite tem duração igual. No hemisfério Norte o equinócio de Março é o Equinócio da Primavera, também designado de Verão ou Vernal, e o de Setembro é o Equinócio de Outono. No hemisfério Sul é o inverso.

Em termos esotéricos e da tradição este é o início do tempo de procurar a verdade da vida e de nos libertarmos das mentiras acumuladas no ano que passou. É o momento da purificação do corpo e do espírito. É época de recomeçar. É tempo de energia abundante, de intensidade e de persistência para atingirmos os nossos objectivos. É a época da dádiva espiritual e material.

Os antigos gregos, egípcios, sumérios, babilónios e celtas foram povos que agradeciam à "mãe terra" tudo o que ela lhes oferecia: alimentos, curas e riquezas. E agradeciam com festividades e cerimónias que eram realizadas no início e final de cada estação, ou seja, nos equinócios e solstícios. A Primavera, em quase todas as tradições, é tida como a fase de fertilidade e beleza da Natureza, é quando todos os seres, plantas e animais, acordam de seu repouso (inverno) para um novo ciclo de produtividade.

É quando tudo se enfeita e se torna belo e fértil, para garantir a frutificação. Não é sem sentido que a Primavera é considerada a mais bela estação do ano.

A Primavera é tempo de afectos...

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?