Partilhar
sábado, março 31, 2007

vénus, aqui tão perto

Lua Cheia observada a caminho do seu esplendor de Abril conduziu nosso olhar para aquele ponto minúsculo mas muito luminoso – Vénus.

Planeta do Sistema Solar cuja órbita é imediatamente interior à da Terra na direcção do Astro-Rei aqui “tão perto” e tão bizarro no seu ambiente relativamente ao do nosso planeta.

Não só este planeta anda de Oeste para Este, em sentido inverso dos restantes planetas do Sistema Solar, como, curiosamente, o dia venusiano é maior do que o seu ano!!!

O movimento de rotação de Vénus é inverso aos restantes planetas com provas científicas do facto. Deve-se esta situação a uma de duas explicações possíveis. Ou o seu eixo se entortou até aos 180 graus, virando-se de “cabeça para baixo”. Ou o eixo tinha uma inclinação de zero graus, tornando-se a sua rotação lenta até parar para, depois, passar a girar ao contrário.

É impossível os seres humanos chegarem ao planeta Vénus. Além de serem queimados pela elevada temperatura à superfície, seriam esmagados pela enorme pressão atmosférica, que é 90 ou 100 vezes superior à da Terra. De Vénus não se vê o Sol devido às nuvens espessas que envolvem o planeta.

Mas se tal fosse possível seria curioso ver o Sol nascer a Oeste e desaparecer do lado de onde na Terra o vemos nascer.

O dia em Vénus é muito longo: o período de rotação de Vénus é de 243,02 dias terrestres, donde a ser visível o Sol só nasceria a cada 243 dias. Por outro lado, o ano venusiano é mais curto do que o dia: somente tem 224 dias terrestres, o tempo em que o planeta completa uma órbita ao Sol.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?