Partilhar
sábado, abril 28, 2007

casa da cerca

O Palácio da Cerca fica situado no extremo norte do núcleo de Almada Antiga, bem no topo da falésia, com vista privilegiada sobre o rio Tejo, junto à Rua da Cerca, com o “Passa Rego” e a “Boca do Vento” a separá-lo do Castelo.

Inserido num conjunto denominado “Quinta da Cerca”, composto por casa nobre de habitação, de dois pisos, pelo pátio de acesso, com portão de ferro a dar para a Rua da Cerca, por terras de semeadura e jardins, é considerado o maior e mais característico exemplar de arquitectura civil setecentista da Cidade de Almada, datável dos séculos XVII e XVIII, abrangendo uma área murada de cerca de 14 hectares.

Tal como a maioria das quintas de recreio da época na sua traça arquitectónica prevalece a linguagem barroca, muitas das vezes já na senda da romântica.

Em 1808, aquando da primeira invasão francesa, serviu de aquartelamento a um regimento francês.

Devido ao seu interesse histórico e arquitectónico e ao seu valor patrimonial, a Câmara Municipal de Almada, em 1988 adquiriu a Quinta da Cerca que entre Fevereiro de 1992 e Junho de 1993 foi alvo de profundas obras de recuperação mantendo a sua traça original.

Hoje denominada Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea, passou a acolher um vasto projecto cultural, sob a direcção do pintor Rogério Ribeiro, que permite continuar e acrescentar novas perspectivas no âmbito da Galeria Municipal de Arte, ao mesmo tempo que visa promover acções direccionadas para a inserção do Centro na vida artística nacional, constituindo um importante contributo para o aprofundar da investigação e divulgação da arte contemporânea portuguesa.

Constituída, neste momento, pelo Centro de Documentação e Informação, pela galeria do Pátio, pelo Parque das Esculturas e pelo Jardim Botânico – o Chão das Artes, a Casa da Cerca possui um importante acervo de desenho dos mais importantes artistas portugueses contemporâneos.

Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea
Rua da Cerca, 2 ALMADA - Telefone: 212 724 950

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?