Partilhar
terça-feira, maio 29, 2007

observação nocturna de aves

Pesquisas diversas demonstram que a maioria das migrações de aves são realizadas através de voos nocturnos, por forma a evitarem os predadores, aproveitarem a estabilidade atmosférica e os indicadores de navegação celestial e usarem as temperaturas mais baixas para garantirem a dissipação do calor dos corpos.

A grande maioria realiza os voos em altitudes que não nos permitem observar, contudo, em tempos de Lua Cheia, na Primavera ou no Outono, apontando na sua direcção um telescópio ou binóculos com alguma potência, conseguimos observar o contraste entre o disco luminoso e as aves que passam.

As aves que aproveitam a noite para os seus voos migratórios, fazem-no no maior silêncio com rumo bem determinado e em formação de voo colectivo, onde é fácil reconhecer o guia que voa sempre no vértice da formação. Na ordem do bando e na respectiva organização encontra-se o êxito da deslocação anual.

A contagem das aves num determinado intervalo de tempo é proporcional à intensidade do fluxo migratório. Contudo, as observações são influenciadas pela distribuição das aves em altitude, pela visibilidade do local de observação e pela posição da Lua.

Por vezes torna-se bastante difícil distinguir as espécies das aves na observação. Deve estar-se, igualmente, atentos aos vocálicos que algumas das aves emitem enquanto voam, pois também eles podem ajudar à identificação.

Para proceder às observações o ideal é escolher um local isolado da luminosidade provocada pela iluminação das vilas e das cidades, pois as condições de escuridão é muito importante.

Na tranquilidade da observação é um encantamento identificar e contar as aves que passam defronte da Lua Cheia que atinge o seu apogeu no próximo dia 1 de Junho.


Lua nos céus da Caparica, às 20:45 horas, de 29 de Maio de 2007

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?