Partilhar
sábado, junho 09, 2007

quem é edgar cardoso

gente e factos
Pequenas notas biográfica, os sentries sobre a vida de pessoas que muito sensibilizaram o pessoal da Oficina das Ideias pelos seus actos, pela forma solidária de estar na vida. Com eles aprendemos em todos os minutos da nossa vivência




Nasce no Porto em 1913 e morre em 5 de Julho de 2000.


Em 1937 conclui o curso de Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto tendo entrado para os quadros da Direcção dos Serviços de Pontes, da Junta Autónoma das Estradas no ano seguinte.

Em 1950 inicia a sua actividade docente do Ensino Superior como professor catedrático do Instituto Superior Técnico donde é afastado em Janeiro de 1975 sob a acusação de ter ligações e defender o regime anterior.

Entretanto, entre 1951 e 1962 elabora o anteprojecto, acompanha a construção e assiste à inauguração da ponte da Arrábida, arrojada construção de betão para a época, em 22 de Junho de 1963.

Edgar Cardoso ficou conhecido, não só como comentador esclarecido e de fácil entendimento pelo público sobre o tema de pontes, como também, como polemista sem papas na língua, donde se destaca a forte crítica aos técnicos do Laboratório Nacional da Engenharia Civil a quem chamou mentirosos sobre os perigos da cobertura da bancada central do Estádio José Alvalade, isto em 1992.

Tem publicada uma vasta obra técnica, muito em especial sobre a construção de diversas obras de arte da sua autoria, com destaque para a Ponte da Arrábida e para a Ponte de S. João.
Edgar Cardoso, o Senhor das Pontes


publicado anteriormente na Oficina das Ideias em 11 de Setembro de 2003

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?