Partilhar
quarta-feira, junho 20, 2007

tempo de festejar

Finalmente, o tempo de invernia parece convencer-se de que chegou o seu ocaso em terras do hemisfério norte e cede o seu lugar à Primavera que não brilhou mas que na mesma lutou pelas renovação da vida. O Verão já bate à porta e daqui a pouco mais de 24 horas vai entrar com o seu “sem cerimónia” habitual.

Tempos de fertilidade, a Natureza parece estar em festa, que os seres humanos sem dúvida que o estão. Comemoram santos populares, artimanha encontrada nos primórdios do Cristianismo, para se apoderar de festividades pagãs na sua génese. É sempre assim, o Povo celebra os sentires as instituições apoderam-se dos quereres.

Mas o Povo continua a festejar...

As aves mais novas, muitas delas não viram antes esta época do ano, ensaiam voos mais altos e mais amplos na procura dos insectos que se elevam no impulso das isobáricas ascendente. Apresentam sinais de alguma desorientação, mas muito em breve se adaptarão às novas condições climatéricas e voltarão a dominar o espaço como antes.

Os dias já são mais longos. O Sol perdeu a sua preguiça invernosa e agora levanta-se cedo, faz com que o “raiar da Aurora” seja temporã. Os melros do pinhal não alteram o seu relógio biológico. Os seus piares estridentes, comunicando com os seus semelhantes a hora da alvorada. Lá para o fim do dia virá o sinal de recolher, ouvido pelos seus semelhantes a dezenas de quilómetros de distância.

As manhãs são sempre barulhentas. Gorjeios de pássaros e de cigarras começam muito cedo e, do outro lado da rua, um papagaio imita todos os sons que ouve. Enfim uma verdadeira alvorada festiva celebrando a vida, o renascimento, o Sol se levanta mais cedo para participar da alegria e sente uma dificuldade enorme de ir-se embora.

O por do sol é uma explosão de cores colhidas durante o dia.

O fotógrafo desejaria ter “engenho e arte” para eternizar estes momentos, por isso segue cada minuto com a câmera fotográfica pendurada ao ombro.

Mas aquele olhar perdido, no desassossego dos sentires, procura sempre a próxima estação do ano...

Etiquetas: ,


Comments:
Tudo contribui,para o festejar,pássaros,flores,sol,azul,nos deixa mais abertos para a vida
Ligia
 
Querida Lígia
É o eterno desassossego dos caminhantes da vida.
Beijinho.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?