Partilhar
domingo, julho 08, 2007

as 7 maravilhas

Da História da Antiguidade - As 7 Maravilhas do Mundo Antigo

Jardins Suspensos da Babilónia
Templo de Artemis
Estátua de Zeus
Mausoléu de Halicarnassus
Colosso de Rhodes
Farol de Alexandria
Pirâmides do Egipto


Com o passar do tempo, estas obras maravilhosas desapareceram das mais diversas maneiras. De algumas, restam ruínas. De outras, apenas história. No entanto, uma única maravilha resiste até hoje: as Pirâmides do Egipto.

Jardins Suspensos da Babilónia: "... e que se ergam, nos arredores de meu palácio, elevações de pedra com forma de montanha, e que se plantem nestas construções toda espécie de flores e frutas, e que se construam quedas d'água, formando um ambiente onde deverá transitar toda espécie de animal exótico..."

Templo de Artemis: “...E assim 800 anos depois de sua destruição, o magnífico Templo de Artemis em Efesus, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, foi completamente esquecido pelas pessoas da cidade. O mesmo Templo que era sinal de orgulho pelos seus habitantes.”

Estátua de Zeus: “Sentado em seu trono de cedro, vestido com uma toga de ouro e todo ornamentado com pedras preciosas, Zeus, o deus do Olimpo, reinava soberano no oeste da Grécia, na planície do Peloponeso.”
Mausoléu de Halicarnassus: “O príncipe Mausolo, vice-rei da província persa de Caria, mandou construir por volta do ano 360 d.C. um túmulo destinado a fazer perdurar a sua fama através dos tempos.”

Colosso de Rhodes: “O Colosso de Rhodes é considerado a mais famosa estátua gigante da antiguidade. Foi construída em homenagem a Hélios, o deus do sol. Sustentando em suas mãos um archote aceso, apoiava seus pés sobre a entrada do porto de Rhodes.”

Farol de Alexandria: “Considerada uma das maiores produções da técnica da antiguidade, o Farol de Alexandria foi construído por volta de 300 a.C. pelo arquitecto grego Sóstrato de Cnido.

Pirâmides do Egipto: “Única maravilha do mundo antigo ainda existente, as Pirâmides do Egipto foram construídas há cerca de 4.500 anos. Sua finalidade, segundo a crença comum e alguns historiadores, era servir de tumba para preservar os despojos reais dos faraós, demonstrando, na sua grandeza, a própria grandeza dos faraós.”




As 7 Maravilhas de Portugal [2007]

Castelo de Guimarães
Castelo de Óbidos
Mosteiro da Batalha
Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro dos Jerónimos
Palácio da Pena (Sintra)
Torre de Belém


O Castelo de Guimarães localiza-se na cidade do mesmo nome, no distrito de Braga. Sobranceiro ao Campo de São Mamede a tradição liga este monumento à fundação do Condado Portucalense e às lutas da independência de Portugal. Conta-se que aqui terá nascido D. Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal.

O Castelo de Óbidos localiza-se na vila do mesmo nome, no distrito de Leiria. É do tipo fortificação medieval portuguesa, erguido sobre uma pequena elevação que outrora se situava à beira mar. O conjunto da vila encontra-se no interior das suas muralhas mantendo a sua traça medieval.

O Mosteiro da Batalha, designação porque é conhecido o Convento de Santa Maria da Vitória, situa-se em Batalha e foi mandado erigir pelo Rei D. João I como forma de agradecer a intercedência divina na vitória da Batalha de Aljubarrota. Em 1388 já ali viviam os primeiros frades dominicanos.

O Mosteiro de Alcobaça, com a designação completa de Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, é a primeira obra de arquitectura gótica plena erigida em território português. Foi fundado em 1178 em terras de dádiva real aos monges de Cister. Nele se encontram os túmulos de Dom Pedro e Dona Inês de Castro.

O Mosteiro dos Jerónimos, Mosteiro de Santa Maria de Belém, situa-se em Lisboa à beira do Rio Tejo e foi mandado construir pelo Rei D. Manuel I, com início de obra em 1502, ao estilo que fez escola, sob a designação de Estilo Manuelino. Foi construído como exteriorização da riqueza da época, resultante dos esplendor dos Descobrimentos.

O Palácio da Pena, designação dada ao Palácio Nacional da Pena, a que também chamam Castelo da Pena, localiza-se em plena Serra de Sintra e é excelente representante do estilo arquitectónico Romântico do século XIX. Apresenta um exotismo intencional em resultado da mistura de estilos neogótico, neomanuelino, neo-islâmico e neo-renascentista.

A Torre de Belém, conhecida originalmente como Baluarte de São Vicente a para de Belém ou Baluarte do Restelo, situa-se onde em tempos existiu a Praia de Belém. Destinada a defesa da linha de entrada no Estuário do Tejo, triangulava com dois outros baluartes, os de Cascais e da Caparica e projectado na época do Rei Dom João II.




As 7 Maravilhas do Mundo da Era Moderna

Grande Muralha da China
Petra, Jordânia
Cristo Redentor, (Senhor do Corcovado), Rio de Janeiro, Brasil
Machu Picchou, Peru
Pirâmide Kukulkan, Chichén-Itzá, México
Coliseu de Roma, Itália
Taj Mahal, Índia


A Grande Muralha da China é uma enorme estrutura construída com objectivos militares, especialmente para defesa das invasões mongóis, durante a época da China Imperial. Não se trata de uma única estrutura, mas antes, de uma muralha que foi sendo acrescentada durante várias dinastias, num tempo superior a dois milénios.
Petra foi considerada capital dos Nabateus a partir de 312 a.C., data em que este povo tomou o controlo da rota do comércio, especialmente, de especiarias, entre a Arábia e a Síria. Petra é famosa principalmente pelos seus monumentos escavados na rocha, que apresentam fachadas de tipo helenístico.
O Cristo o Redentor, conhecido igualmente pelo Senhor do Corcovado, é uma estátua localizada num morro, o morro do Corcovado, do Rio de Janeiro no Brasil, a cerca de 709 metros de altitude. Tem 38 metros de altura e foi inaugurado em 12 de Outubro de 1931. Foi construída em pedra-sabão extraída de pedreiras locais.

Michu Picchu, que em quíchua significa “velha montanha”, conhecida também por “cidade perdida dos Incas” é uma cidade pré-colombiana erigida a mais de 2400 metros de altitude, no actual Peru. É o mais significativo vestígio deixado pelo Império Inca, tendo-se mantido oculta da vista de estranhos até a 1911.

A Pirâmide Kukulkan situa-se na cidade arqueológica da Civilização Maia Chichén-Itzá, localizada no esta mexicano de Iucatã. Integrada num vasto conjunto de estruturas arquitectónicas dos Maias, é o mais grandiosos de todos os templos da Civilização Maia. A cidade de Chichén-Itzá terá sido fundada entre os anos 435 e 455 da nossa Era.

O Coliseu de Roma, conhecido como Anfiteatro Flaviano era um local onde seriam exibidos diversos espectáculos e todos os tipos de jogos, atendendo às suas dimensões significativas. Os combates entre gladiadores e entre este e as feras faziam parte intrínseca da cultura romana.

O Taj Mahal é um mausoléu situado numa pequena cidade da Índia. Foi construído entre 1630 e 1652, totalmente talhado em mármore branco, por ordem do imperador Shah Jahan em memória da sua esposa favorita que morreu após dar à luz o seu 14º filho. O Taj Mahal é celebrado como a maior prova de amor do Mundo.

Etiquetas:


Comments:
Mas que bela aula!!!
Você anda sumido meu caro Mestre!
Boa semana e um grande beijo
 
pois é...
mas assim só mostramos q somos um povo distraído...
'titar' das SETe O convento de Cristo e seu conjunto...é grave....
lamentável.
estas coisas via 'voto electromnnnnnn...' valem o que valem.
salazar tb 'hegou' em 1º.....
um abraço
Victor
 
soberbo teu texto, victor!
beijinhosssss
 
amigo victor

só para deixar aqui expresso o meu descontentamento perante a eleição do cristo redentor no brasil(o povo deve ter votado em massa)...
acho que há outras maravilhas maiores mais belas e magníficas para figurarem na lista
acho que os egípcios não têm net!

um abraço
 
Querida Luísa Margarida
Não ando sumido não e adoro o seu blogue. Acontece que nem sempre comento como é devido. Me perdoa.
Beijinhos grandes.
 
Amigo Victor
Também não concordo com a totalidade das escolhas. Também sou um apreciador do Convento de Cristo em Tomar, da sua janela manuelina e muito em especial todo o património construído e iamterial relacionado com os Templários.
Au abraço.
 
Querida Claudinha
Fico contente por ter gostado e essas palavras vindas de quem vêm sensibilizam-me muito.
Beijinhos.
 
Querida Ivone
Tem razão na sua observação. Contudo, pelo menos temos uma das 7 maravilhas a "falar" português.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?