Partilhar
sexta-feira, julho 20, 2007

os amigos encontram-se...

Faz hoje 38 anos que o Homem chegou pela primeira vez à Lua. A missão Apollo 11 pousou na superfície lunar em 20 de Julho de 1969, num local chamado "Mar da Tranquilidade”. Neil Armstrong e Edwin E. “Buzz” Aldrin tornaram-se os primeiros homens a caminhar no solo lunar. A expectativa foi grande, não só por se tratar de uma grande vitória cientifica, como por haver a perspectiva de se fazerem amigos em diferentes zonas do Universo.

O Dia Internacional do Amigo foi uma ideia do sociólogo e filósofo argentino Enrique Ernesto Febbraro, tendo sido adoptado pela primeira vez na Argentina no ano de 1979, tendo-se difundido tempos depois a muitos países do Mundo. A sua ideia nasceu precisamente na potencialidade que a chegada à Lua apresentava de fazer muitos e novos amigos.

Dizia Enrique Ernesto Febbraro: “Um amigo não dá conselhos, ajuda e acompanha”. E acrescentava: “A amizade é casta – se se mistura com sexo, já é uma outra coisa; tanto no homem como na mulher a amizade tem que estar baseada no respeito" (e em quereres profundos, acrescentamos nós).

O lema de divulgação deste Dia foi criado na Argentina e diz: “meu amigo é meu mestre, meu discípulo e meu companheiro”.

Sobre a amizade escreveu William Shakespeare: "Depois de algum tempo você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias, e o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida."

A amizade é uma construção, não “amor à primeira vista”, edificada dia a dia, pedra sobre pedra, partilhas de sentires e de muito querer. Os amigos não têm, nem devem, ser seres perfeitos. O aperfeiçoamento da amizade é um moldar constante do barro a que à que dar o “sopro”, é uma carícia sistemática. É dar mimos e fazer críticas pois os amigos ajudam-se a percorrer os caminhos da vida.

O Dia Internacional do Amigo é somente um marco, uma referência, por isso...



gostamos de regar todos os dias o canteiro das amizades
são as flores mais belas do nosso jardim

Etiquetas: ,


Comments:
Não sabia que havia esse dia.
Mas cá está um amigo, para participar, pelo menos em intenção e comungar das boas ideias com todos.
Um abraço
 
Num dos blogues que frequento, reparei numa chamada de atenção ao mês de Julho está totalmente preenchido com dias para tudo.
E lá vem, o dia do amigo.

Abraço.
 
meu amigo,

"Sede assim - qualquer coisa
serena, isenta, fiel.
Flor que se cumpre sem pergunta."
Cecília Meireles

...muitos e mitos beijos pra ti meu querido
 
Muito interessante, não conhecia a origem do "Dia do Amigo", bom saber!
Aqui no Brasil, esse dia é bastante lembrado, rssss... cumprimentamos nossos amigos com palavras e até abraços no caso dos mais íntimos, também enviamos mensagens.
Beijos.
 
Caro Amigo Vieira Calado
Embora, por falha minha, nunca tenha comentado, muito aprecio o conteúdo do seu blogue... para o qual muito em breve colocarei aqui um indicador de leitura.
Um abraço.
 
Amigo Reporter
Em Julho e em todos os meses do ano... Há por cá pela Oficina uma listagem exaustiva.
O mais interessante é procurar os factos que deram origem a cada um deles... alguns bem curiosos e interessantes.
Um abraço.
 
Doce Lualil
A eterna Cecília que tão bem escrevia os sentires.
Beijinho.
 
Querida Amiga (Mulher Aspirina)
Adorámos a sua visita à Oficina e o seu comentário afectuoso.
Beijinhos.
 
Amigo ,como diz bem nosso cantor MILto Nascimento....,é aquele para se guardar no coração
Ligia
 
Querida Lígia
Bom amigo de Portugal... sempre por cá nos animando.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?