Partilhar
terça-feira, julho 03, 2007

que triste este país...

a minha opinião
O pessoal da Oficina das Ideias está atento à actualidade política e social de Portugal e do Mundo. Aqui partilham o seu pensar através da minha análise modesta mas interessada



É triste ver como o Portugal de Abril, aquele com que muitos sonharam durante dezenas de anos, se afunda nas mais torpes atitudes, na cobardia das circunstância, no renovar da “bufaria”, na procura das benesses pessoais, cilindrando os companheiros de trabalho, na procura de mostrar a um Governo incompetente e fraco “que podem contar com eles”.

O medo instala-se... a confiança pessoal perde-se... a dignidade perde o sentido...

Hoje, dei comigo a pensar para os meus botões: “Será que se aproximam tempos de censura prévia?, com a justificação de que é o melhor para o desenvolvimento do País, para bem das populações?”

Pesam sobre todos nós sombras negras de fascismo vestido com trajes de democracia...

Recordo algumas “cenas” que ainda vão sendo tornadas públicas... aterroriza-me pensar “até quando?”:

O Primeiro Ministro José Sócrates furtou-se ao confronto de um protesto à entrada para a sessão inaugural da presidência portuguesa da União Europeia no Porto, tendo utilizado uma entrada lateral fora do acesso público. A pose leonina e voz grossa com que usa dirigir-se aos portuguesas protegido pela estante do “ponto electrónico” deu lugar a uma entrada de sendeiro, cobarde e medrosa de fuga aos problemas por ele próprio criados.

O Ministro da Agricultora enfrentado por alguns pescadores que protestaram contra a tibieza, contra o ajoelhar do governo português perante a União Europeia no que diz respeito às pescas, como em tantos outros temas, foi respondendo e sorrindo. Sorriso cada vez mais amarelado. Até que deixou cair a máscara e em voz de falsete acabou por responder: “Porque não pedem para que Portugal saia da União Europeia?”. Como se tivessem sido ouvidos para entrar... fracos argumentos para um ministro da República!

Portugal é instado pela Comissão da União Europeia para acabar com a dupla tributação sobre a compra de veículos automóveis, facto que desde há muito vinha a ser exigido por diversas entidades, como por exemplo, pelo Automóvel Clube de Portugal. O ministro da economia diz que o governo não concorda e que vai responder à Comissão. São anticonstitucionais viscerais estes governantes que por cá andam.

O Ministério Público, no seguimento de uma queixa do Governador Civil de Braga, mandou abrir investigações contra quem protestou contra o Primeiro Ministro Sócrates numa das suas visitas ao distrito. Voltamos ao mundo dos queixinhas, dos “olhos e ouvidos do rei”, dos bufos...

Que triste País este...

Etiquetas:


Comments:
Faço minhas as suas palavras, Victor. Podia enumerar outros casos gritantes de atropelo das mais elementares regras democráticas e de civilidade.

Se me parece que, apesar de tudo, ser membros da União Europeia é um mal menor (não quero imaginar o que seria de nós com os políticos de todos os quadrantes que nos têm governado se não tivéssemos as "costas quentes"), não haja dúvidas que o "pulsar" democrático do país caiu para as ruas da amargura.

Um abraço,
Rui
 
Amigo Rui
Grato pelo comentário que veio enriquecer o meu texto. Não é a integração na UE que se põe em causa, antes a forma subserviente com que o fazemos.
Um abraço.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?