Partilhar
quarta-feira, agosto 29, 2007

a arte de bem madrugar

Tempos da rádio
O meu amigo Repórter, do Pó de Ser, deu o mote ao publicar um texto intitulado “A minha paixão nunca antes confessada” onde evoca a memória do muito que a “rádio com gente dentro” foi antes do advento da pressão das multinacionais dos média e da forma encapotada de censura que são as designadas “playlists”.

Trouxe-me à memória dos tempos idos a minha breve incursão amadorística por territórios da radiodifusão, da telefonia e da telefonia sem fios, do encantamento da comunicação bidireccional e da interactividade entre o emissor e os ouvintes, os radiouvintes, como há época se dizia.

Aqui vou registando essas memórias ao ritmo das recordações.





8 de Junho de 1984, madrugada, há comunicação bidireccional nos emissores da RDP-Antena 1. Diniz Nazareth há pouco regressado à antena depois de ter conduzido a animação em diversos cruzeiros realizados um pouco por todos os 7 mares lança o seu programa “A Arte de Bem Madrugar” e recebe diversos cebeístas (operadores da Banda do Cidadão – radiocomunicação de todos) em animada cavaqueira.

Microfones abertos e telefones operacionais a interactividade com os ouvintes vai num crescendo noite fora numa grande jornada de divulgação e enaltecimento do impacto social dum meio de comunicação rádio, á época no auge da utilização em Portugal, na Europa e no Mundo.

Diniz Nazareth entrou na onda de solidariedade que foi sendo criada consoante as horas iam passando. Entusiasmou-se com os depoimentos recebidos sobre as informações de trânsito que os cebeístas forneciam, numa época em que pouco existia sobre o assunto. Chegou uma chamada telefónica do Brasil dando testemunho do envio de medicamentos para o país irmão que haviam sido solicitados via éter (com o envolvimento da estação Asa Doirada).

Ainda hoje ouvi o Diniz Nazareth na RDP dando informações de trânsito e pensei se ele ainda se recordaria do entusiasmo com que ouviu falar a esse voluntários das comunicações desse assunto. Não duvido que tenha aí recebido essa noção de serviço público.

Terminado o programa, já raiava a madrugada para os lados do Quelhas e aí seguiu esse grupo que toda a noite estivera em antena na direcção da Ribeira para um reconfortante “Cacau da Ribeira”

Já passaram sobre este acontecimento mais de 23 anos...

Etiquetas:


Comments:
O entusiasmo de serviços prestados,em solidariedade,arrasta pessoas que teem o mesmo intuito,fazendo maravilhas.
HIstória a recordar.......e quem sabe surgi novos projetos
LIgia
 
A "Secretária-geral" do mais recente movimento que anda a agitar a blogosfera, provisoriamente designado por BLOGALMA(da) - Almada na blogosfera, a Alma(da) blogosfera ou blogosfera com Alma(da), foi de férias… não sem antes deixar pronto o relatório PDS. Se queres saber o que é, passa lá pelo escritório (no INFINITO'S) e deixa o teu comentário.
Todas as ideias e sugestões são bem-vindas para que o nosso projecto venha a ser um êxito. A partir de 12 de Setembro iremos juntar todos os contributos e dar início a uma nova etapa.
Obrigada. E até breve.
 
Querida Lígia
É verdade a grande importância da solidariedade. Mas nos tempos que passam as pessoas sabem melhor o prço de tudo e o valor de nada.
Beijinhos.
 
Querida Amiga Minda
Registada a informação e aí vai o pessoal da Oficina a camonho do "Infinito's".
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?