Partilhar
sexta-feira, agosto 10, 2007

a galena do pai do meu tio armando

tempos da rádio
O meu amigo Repórter, do Pó de Ser, deu o mote ao publicar um texto intitulado “A minha paixão nunca antes confessada” onde evoca a memória do muito que a “rádio com gente dentro” foi antes do advento da pressão das multinacionais dos média e da forma encapotada de censura que são as designadas “playlists”

Trouxe-me à memória dos tempos idos a minha breve incursão amadorística por territórios da radiodifusão, da telefonia e da telefonia sem fios, do encantamento da comunicação bidireccional e da interactividade entre o emissor e os ouvintes, os radiouvintes, como há época se dizia.

Aqui vou registando essas memórias ao ritmo das recordações.




Decorriam os anos 50 do século passado, talvez já iniciada a segunda metade da década, as férias de Verão, pelo menos parte significativa das mesmas, eram passadas numa aldeia da região Oeste de Portugal, terra de origem do meu ramo familiar materno: Fernandinho.

Tempos descuidados e sem preocupações passados nas correrias e brincadeiras próprias da miudagem de pouco mais de 10 anos de idade. Férias quase sempre acompanhado do meu primo Carlos, filho da irmã de minha mãe, em correrias de bicicletas e jogos do pião, do berlinde e tantos outros.

Sossegávamos e ficávamos embevecidos a olhar quando o avô do meu primo Carlos, antigo regedor da aldeia, se dispunha a mostrar-nos o seu baú de memórias e de saberes. Tocava banjo como ninguém e ficávamos horas a ouvi-lo tocar.

No entanto, aquilo que mais prendia a nossa atenção era uma aparelhómetro estranho a que ele chamava galena [*] ligado a um enorme fio de cobre esticado e com o qual depois de devidamente manipulado (sintonizado) nos possibilitava ouvir vozes e músicas, vindos sei lá de onde.

Apercebíamo-nos, contudo, que ele tinha algum cuidado para que do exterior da casa os passantes não se apercebessem do que estávamos a ouvir. Soube mais tarde, quando fui tendo consciência das coisas, que o Estado Novo punha muitas restrições à utilização destes equipamentos e que, mesmo naquela aldeia recôndita, os “escutas”, os bufos andavam sempre atentos.



[*] A galena foi inventada em 1906, quando um coronel do exército norte-americano, H. H. C. Dunwoody, patenteou o detector de cristal de sulfeto de chumbo natural (galena) que ligado a uma antena de fio de arame fino (bigode de gato) se transformava num receptor de emissões radiofónicas. Todo o som emitido pelo transmissor e captado pela antena, passava pelo cristal e era ouvido através de um par de auscultadores. As frequências emitidas eram sintonizadas no cristal ou pedra de galena, bastando para isso uma pequena variação na agulha.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?