Partilhar
terça-feira, agosto 21, 2007

letras inglesa e francesa

ler escrever e contar
Ao ritmo das memórias percorrer caminhos de leitura, de escrita e de contar, recordando métodos e meios desde há 40 anos até à actualidade



Iniciei a minha vida activa, o chamado primeiro emprego, já lá vão mais de 40 anos, como aspirante nos escritórios de uma das maiores empresas portuguesas, à época e ainda hoje, logo após ter interrompido os estudos e por opção própria.

Comecei a trabalhar nos Serviços Gerais da área da Contabilidade e, a partir daí, percorri toda a carreira da área Informática que dava, então, os primeiros passos no nosso País. Foram 40 anos a contactar com actividades de “ler, escrever e contar”. Quanta evolução se verificou em tão curto espaço de tempo. Quantas histórias se escreveram nestes 40 anos de intensa evolução tecnológica.

Recordo-me de nos meus tempos de escola comercial, frequentei a Escola Comercial Veiga Beirão (autor do primeiro Código Comercial português), no Largo do Carmo (o mesmo tão falado aquando do glorioso 25 de Abril), em Lisboa, de ter tido como disciplinas caligrafia, dactilografia e estenografia. Em caligrafia aprendi a escrever em letra inglesa e letra francesa e até em letra gótica.

Conjunto para escrever Letra Inglesa

No meu primeiro dia de trabalho quando fui apresentado aos restantes quatro colegas que constituíam a referida secção fui surpreendido ao verificar que um dos colegas tinha a nobre tarefa de “escriturar” os livros oficiais contabilísticos para o que utilizava a letra francesa para os títulos e a letra inglesa para os descritivos.

Isto passou-se somente há 40 anos. Curta distância no tempo, enorme nas técnicas utilizadas.

Método Caligráfico, de Pinto de Mesquita

Etiquetas:


Comments:
Encanto-me!

Querido Victor como é bom olharmos a coisas de um passado tão recente... e afagá-las na nossa memória.

Um grande beijinho
 
Querida Gasolina
É esse o encantamento... comparar situações em tempos pouco distantes e verificar quanta a evolução verificada.
Mar pergunto-me sempre: porque não evolui o ser humano da mesma forma em termos sociais e de solidariedade?
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?