Partilhar
segunda-feira, setembro 03, 2007

cartilha maternal

ler, escrever e contar
Ao ritmo das memórias percorrer caminhos de leituras, escritas e de contar, recordando métodos e meios utilizados



Noutros tempos, em que os dias passavam com maior tranquilidade, o tempo corria ao ritmo de uma ampulheta, as mães alimentavam seus filhos recém-nascidos com o próprio leite materno, magnífico para o desenvolvimento e saúde dos bebés, e criavam entre os dois laços de grande afectividade provocados pelo frequente contacto físico.

Mas para além desses tempos primeiros, o desenvolvimento sensorial vai fazendo-se num caminho lento e natural, sem violência sobre cérebros “tenros e mimosos”, antes induzindo naturalmente formas silábicas que vão correspondendo ao conhecimento adquirido das situações reais.

Sensível a estes factos, o poeta e pedagogo João de Deus publicou em 1876 a Cartilha Maternal, método de ensinar a ler (e a contar), muito bem aceite pelo professorado e que passou a ser o método oficial a partir do ano de 1882 por decreto governamental. Trata-se do método João de Deus. Esteve em vigor oficial até ao ano de 1903, ano a partir do qual passou a ser um método facultativo. Ainda hoje é utilizado em algumas escolas.


A Cartilha Maternal é um dos livros com maior tiragem em Portugal e no Brasil, sendo também o mais reeditado. Foi oferecido recentemente à Oficina um exemplar editado pela Bertrand em Outubro de 2005.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?