Partilhar
sábado, setembro 08, 2007

degustar na quinta

Já noutras ocasiões tem acontecido situações semelhantes. Fruto de um concurso realizado pela “garrafeira” do Jumbo Almada Fórum um grupo de clientes foi convidado a viajar até às instalações de um produtor de vinhos com o objectivo não só de contactar directamente com um produtor, como também participar numa sessão de provas de vinhos, aumentar a consciência de consumir vinhos de qualidade.

Como alguém já teve oportunidade de sublinhar “Vale mais degustar um copo de vinho excelente (com a vantagem de não criar problemas de condução automóvel) do que beber uma garrafa de vinho corrente e sem qualidade”.

Desta vez o destino da “viagem vínica” foi a Quinta da Aveleda, em plena região dos vinhos verdes, onde fomos recebidos de forma fidalga pelos senhores Pedro Teixeira e António Mendonça que foram nossos cicerones durante o dia.



Nas amplas varandas de um dos edifícios, debruçadas sobre vastíssimos vinhedos e com soberba vista para o Vale do Sousa foi-nos dado a degustar um fresco, frutado e delicado vinho branco seco que se fez acompanhar de magníficos aperitivos donde salientamos as tapas de mousse de marisco e de manteiga batida com alho e coentros (os coentros já chegaram ao Norte) e, muito em especial, uma tábua de queijos “Quinta da Aveleda” nas suas apresentações “normal” e “curado”.

O vinho que nos foi servido foi Vinho Verde Branco “Quinta da Aveleda” seco, 2006. Magnífico!!!



Depois de interessantes conversas sobre vinhas e vinhedos chegou a hora do almoço servido num bonito salão decorado com azulejaria de temática vínica e com muitas peças antigas relacionadas com o tema.

O repasto foi constituído por uma entrada de meloa com presunto servida na própria casca, um arroz de pato à antiga, que acompanharam um excelente tinto, Charamba, Douro D.O.C. 2005. Este vinho foi buscar a sua designação a uma dança tradicional portuguesa do século XIX e é “obra” do enólogo Eng.º Manuel Soares a partir das melhores castas do Douro (Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz). A sobremesa, um tradicional leite creme queimado ao momento completou o repasto enquanto nos deliciávamos com uma digestiva aguardente vínica Adega Velha.



em breve: Os jardins românticos da Quinta da Aveleda

Etiquetas:


Comments:
Já na recepção ,mergulha no encantemento de um dia de surpresas,amabilidade,sabores,cores,odores.
Que presente!
Ligia
 
Querida Lígia
Acredita que me faltam palavras e arte para descrever todo o encanto desta Quinta, a Quinta da Aveleda.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?