Partilhar
sexta-feira, setembro 07, 2007

grito do ipiranga

O Príncipe Regente D. Pedro que se havia instalado no Brasil por forma a manter intacta a corte portuguesa ameaçada pela invasão de tropas estrangeiras havia por aí ganho raízes profundas. Corria o ano 22 depois de 1800 e D. Pedro negava-se a regressar a Portugal, contrariando as insistências da corte de Lisboa.

Logo no início do ano, a 9 de Janeiro, na varanda do paço do Rio de Janeiro, D. Pedro recebeu o manifesto com alguns milhares de assinaturas pedindo que ele se mantivesse no Brasil. O pedido foi-lhe feito de viva voz pelo presidente do senado da câmara, José Clemente Pereira.

De Portugal continuavam a insistir para que D. Pedro regressasse e desse continuidade à situação de o Brasil ser uma colónia portuguesa e não se mantivesse como capital do Reino.

A 7 de Setembro de 1822, o Príncipe Regente respondeu a um novo pedido para que ficasse, este entregue por José Bonifácio, que recolheu as assinaturas em toda a capitania de São Paulo. O príncipe D. Pedro encontrava-se naquele momento nas margens do rio Ipiranga.

Um grito dado numa sacada de uma janela, outro que responder desde as margens de um riacho que ecoaram pelo Povo. O Brasil tornara-se independente.

A independência de um povo é entregar em suas mãos o destino da sua terra, do seu país. O Brasil avançou! Cento e oitenta e cinco anos de luta contra obstáculos e escolhos colocados para evitar esse caminho da independência e da liberdade.

Neste dia festivo aqui deixo expressos os meus parabéns pelo lugar ímpar que atingiu em todo o Mundo sendo percursor indesmentível do avanço de uma sociedade mais solidária, embora lutando contra todos os obstáculos que os “senhores do mundo” lhe tentam colocar.

Ao Povo do Brasil aqui deixo a minha Esperança de que venham a ser o farol do Mundo no caminho da globalização da solidariedade.

Etiquetas:


Comments:
Olá, boa noite meu maravilhoso amigo.

Que beleza de texto, você é mesmo um cidadão do mundo, um ser que tem a consciência de que as fronteiras não diferenciam os seres na sua essência. Que bela homenagem ao meu querido Brasil.
Meu coração brasileiro agradece emocionado.

Beijos

Gwen
 
Querida Gwen
Obrigado pelas tuas palavras cheias de afecto. O Brasil merece todo o meu carinho. De verdade, amo o Brasil.
Somos um pequeno grão no Universo, não é difícil lutarmos por ser "cidadão do mundo".
Beijinhos.
 
COmo sempre ,ños levando a emoção com sua maneira sensível de transmitir sentimentos.
Estamos no mundo,ocupando espaços diversos,mas em todos nós pulsa a ess~encia maior
Ligia
 
Querida Lígia
Tenho afirmado muitas vezes o meu sentimento de que será o Brasil a indicarnos o caminho da verdaeira globalização, a GLOBALIZAÇÃO DA SOLIDARIEDADE.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?