Partilhar
domingo, setembro 16, 2007

serra acima até talasnal

As Aldeias Serranas do Xisto representam um conceito do sentido de recuperar e preservar a tradição das vivências serranas, nos seus múltiplos aspectos: arqueológico, social, gastronómico e de trabalho artesanal.

A maior concentração de “aldeias” verifica-se no concelho da Lousã, na primeira montanha da Cordilheira Central Ibérica, situando-se de um modo geral a média altitude, por aí ser mais fácil e produtiva a actividade agrícola, base da economia de subsistência das suas populações.


Quando subimos a serra, a partir da Lousã pela estrada de macadame, processo de pavimentação muito utilizado nas estradas serranas com recurso a pedra britada muito compactada, iniciamos a subida na povoação de Cacilhas, no sopé da serra da Lousã.

Alguns quilómetros passados, distância resultante mais da sinuosidade do caminho do que da efectiva diferença de altitude, num desvio muito anguloso à direita, chegamos ao designado Terreiro das Bruxas. Aí se encontra um excelente parque de merendas totalmente construído em xisto e devidamente equipado com casas de banho e cozinha. É uma obra incluída no Directivo dos Baldios da Lousã.


Depois de subirmos bem alto na serra e voltarmos a descer até meia encosta chegámos à aldeia serrana de Talasnal, cuja visita nos foi recomendada pelo dono da Residencial Martinho, situada no coração da Vila, e onde havíamos pernoitado.

“Talasnal: Aldeia a descobrir entre castanheiros e carvalhos seculares em plena Serra da Lousã”.

Talasnal é uma das aldeias serranas de xisto e está implantada na primeira montanha da Cordilheira Central Ibérica, entre vales profundos e verdejantes cuja cobertura arbórea tem predominância de carvalhos e castanheiros.


Esta aldeia é constituída por casas construídas de xisto utilizando os métodos de construção tradicionais. As casas de xisto são empoleiradas nos rochedos sem necessitarem de quaisquer outras fundações, utilizando-se na sua construção madeiras oriundas dos muitos soutos da região, confundindo-se na sua estrutura com o próprio fraguedo encrespado.

Talasnal deve ser visitada com tranquilidade, com tempo, como quem degusta, apreciando sabores e odores, um requintado manjar. Não passará, por certo, despercebida ao visitante uma alminha com a imagem de Cristo em esmalte policromático na frontaria de uma das casas.


No único restaurante da aldeia, o Ti Lena, almoçámos.

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?