Partilhar
domingo, setembro 23, 2007

tempos de mudança e de progresso

Às 10 horas e 51 minutos de hoje inicia-se o Outono no hemisfério Norte, quando a noite tem a mesma duração do dia e em que faltam 99 dias a recolher até ao final do ano. É tempo de cumplicidade com o mar imenso de azul esverdeado vestido, a versejar na espuma criada no beijar da areia doirada.

Estamos a viver o Equinócio de Outono, tempo de consolidação para o crescimento e o esquema natural das coisas. Armazenamos os frutos do esforço realizado e procuramos compreender que novas mudanças são necessárias progredir, quando o tempo de renovação chegar. Tempo de vindima que a uva do ano promete vinho de cariz muito especial, destinado a uma excelente “reserva”, pois o Sol deu o seu toque mágico nos últimos dias de maturação.

Assim como as árvores se libertam das folhas cobrindo o solo de tonalidades castanho e doirado também nós deveremos esquecer comportamentos e atitudes sem utilidade, para nos prepararmos para a Primavera da esperança que logo estará a bater à porta. Aproveitemos momentos de recolhimento no Outono e Inverno e teremos mais luz e alegria nos primeiros dias primaveris.

Nesta terra lusitana, vão imperar as tonalidades castanho e doirado, mas não o ocaso da vida e muito menos a morte da esperança. O Atlântico será estreito para a vontade indomável de povos que se querem bem. No Brasil festejam-se as searas, as flores, o eterno renascer. “Deméter reencontra Perséfone e volta a ser fértil”. Há esperança renovada, porque o “Cavaleiro da Esperança”, contra ventos e marés, continua a encaminhar o Brasil e os brasileiros para o oásis do tempo. E nós irmãos portugueses, os que se não venderam aos dólares das armas e da contaminação do Planeta, sentimos o orgulho do Pai amado.

Hoje é tempo de Equinócio de Outono que marca o início do afastamento do Sol rumo ao Inverno. O dia e a noite são exactamente iguais, com 12 horas cada. Com ele se dá o início astronómico do Outono. O Sol nasceu precisamente a Leste e o ocaso verifica-se a Oeste. Despertei ainda o sol não dera os primeiros passos, caminhei a madrugada tranquila e vivi a luminosidade do amanhecer Verão. Depois, senti a chegada do Outono nas águas tranquilas da Ria de Aveiro a bordo de uma embarcação que me fez atravessar a linha do tempo.

No momento do atravessamento iluminou-se o meu sentir de tonalidades de lilás que há tão pouco uma amiga me deu a conhecer e a bem querer. É a síntese de todas as tonalidades do Outono feitas Primavera. É a madeira de jacarandá que ainda há pouco vi a decorar a capela da Fábrica da Vista Alegre e que emergia dos nenúfares da Pateira de Fermentelos.

Não é estranho, pois, que a tradição ocidental associe este momento com o pôr-do-sol. As civilizações solares antigas acreditavam que o Sol morria no entardecer e era ressuscitado no dia seguinte. Durante a Noite, ele cruzava o Reino dos Mortos, levado, segundo os egípcios, em uma barca. Mas a tradição ocidental liga o Equinócio igualmente à água, em especial, à água do mar.

Etiquetas: , ,


Comments:
E é tão bom o Outono... quando temos tempo para nós, para estarmos entre os nossos, entre nós próprios.
E Setembro, este mês que tem a Lua mais bela do Ano, os dias meio acabados, meio por acabar, os cheiro que diz " de volta a casa", a sensação de que tudo pode correr muito bem ou vai desmoronar, Setembro, este mês do recomeço, traz o conforto, o friozinho das tardes que começam cedo de mais, traz-me de volta a mim.

Beijo em tons de Outono

M
 
Me encanta este texto, a forma real de falar do tempo. Sim porque o tempo real é este ditado pelo natural, pelo sol, lua, movimento da terra... os Maias tinham um calendário baseado nas 13 luas para um ano, que totalizavam 364 dias, e assim, temos hoje "um dia fora do tempo", porque o nosso calendário na verdade não se baseia neste ciclo natural. Esta consciência que você demonstra de sintonia e harmonia com o natural, que nos leva realmente ao sentimento de Unidade, é raro na nossa cultura ocidental. Lindo, muito lindo, verdadeiramente encantador a forma que você descreve este período do ano.
E a lua cheia do dia 26 será celebrada realmente com muito mais magia.

Beijos

Gwen
 
Queridas Maçã e Gwen
Fiquei muito sensibilizado com os vossos bonitos comentários que tomei a liberdade de os trazer para a Ribalta da Oficina.
Beijinhos
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?