Partilhar
sábado, outubro 27, 2007

três castelos

nos caminhos do património
Visitar o património construído, e ouvir as estórias da sua construção e o sentir das pessoas que por o conhecerem tão de perto por vezes esquecem o seu real valor



Diversas regiões do nosso País têm uma referência às suas fortificações históricas como “os três castelos”, eventualmente, em resultado de uma estratégia de triangulação na defesa do território da invasão de outros povos, conseguindo, dessa forma, uma maior eficácia na mesma. Fica-nos sempre a ideia de que da “torre de menagem” de cada um dos castelos estão visíveis as torres dos outros dois que formam o triângulo.

Visitámos hoje três castelos implantados em território alentejano, construídos em épocas diversas, mas todos eles numa linha de defesa do que é hoje uma fronteira natural com Espanha, o Rio Guadiana, e que outrora terá sido fronteira entre territórios de outros povos, de outros sentires, até.

Visitámos os Castelos e Fortaleza de Alandroal, Terena e Juromenha...

Castelo de Alandroal
Foi erguido no reinado de Dom Dinis, a primeira pedra lançada em 6 de Fevereiro de 1294 e a conclusão em 24 de Fevereiro de 1298, pelo “mestre de construir” de origem moura de nome Galvo, tal como se identificou no torreão à direita do portão do castelo, “eu Mouro Galvo”.
Desde a sua construção sofreu diversas alterações quer à traça original ao estilo gótico, quer mesmo às edificações acrescentadas, como sejam uma igreja que hoje apresenta traços renascentistas, os Paços do Concelho e a Cadeia da Comarca e a Torre do Relógio mandada edificar em 1744 no terraço da Igreja.
A Igreja é votiva a Nossa Senhora da Graça.


Castelo de Terena
Construído numa posição dominante no alto de um monte integra a linha de defesa do Ria Guadiana.
Embora não se encontre garantia para a data do início da construção deste castelo, pode pressupor-se que tenha acontecido durante o reinado de Dom Afonso III (1248-1279), tratando-se de um exemplar de arquitectura militar medieva. Sofreu sucessivas alterações, donde a mais importante terá sido realizada no reinado de Dom João I que lhe deu o aspecto actual de fortaleza senhorial do período manuelino.



Fortaleza de Juromenha
É o mais antigo dos postos avançados de defesa do conjunto de que aqui hoje fazemos referência pois serviria o Califado de Córdoba na defesa de Badajoz no século X da Era Cristã.
A povoação e o castelo foram conquistados por Dom Afonso Henriques em 1167, auxiliado pelos homens do lendário Geraldo Sem Pavor a quem, como recompensa, foi atribuído o título de alcaide do castelo. Voltou ainda às mãos dos muçulmanos e definitivamente aos portugueses em 1242 por intervenção de Dom Paio Peres Correia.
Tem uma construção característica com recurso a materiais diversos, com muralhas de taipa revestidas em cantarias de granito e ardósia, mostrando bem as diversas épocas e usos de construção em cada uma delas.

Etiquetas: , , ,


Comments:
Tantas histórias, tantas lembranças, tantos registros encerram este lugares, além de tanta beleza... humm, como seria bom podermos sentir as energias que absorveram estas paredes, estas paisagens, para aprendermos sábias lições que as encerram.

Beijos

Gwen
 
Querida Gwen
Tem toda a razão... a quantos amores e desamores assistiram estas muralhas... mas também a actos heroicos e a muitas traições... Por aqui se escreveram muitos capítulos da nossa História.

Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?