Partilhar
terça-feira, outubro 09, 2007

viva che!

Che Guevara morreu a 9 de Outubro de 1967, faz hoje 40 anos. Foi fria e barbaramente assassinado por um esbirro a mando da CIA, quando se encontrava prisioneiro na aldeia boliviana de La Higuera. Transcrevo as últimas linhas do seu diário, referentes ao dia 7 de Outubro de 1967, véspera do dia em que foi feito prisioneiro e o manuscrito do Diário lhe foi confiscado:

”Cumpriram-se os 11 meses da nossa inauguração guerrilheira sem complicações, bucólica; até às 12:30 horas em que uma anciã pastoreando as suas ovelhas entrou no vale em que havíamos acampado e houve que capturá-la. A mulher não deu nenhuma notícia fidedigna sobre os soldados, respondendo a tudo que não sabe, que há muito tempo que não vai por ali. Só deu informações sobre os caminhos; do resultado das informações da anciã, se depreende que estamos aproximadamente a uma légua de Higueras e outra de Jaguey e umas duas de Pucará. Às 17:30, Inti, Aniceto e Pablito foram a casa da anciã que tem uma filha prostrada e outra meio anã; deram-lhe 50 pesos com o encargo de que não dissesse nem uma só palavra, mas com poucas esperanças de que cumpra apesar das suas promessas.
Saímos os 17 com um fraco luar e a marcha foi muito fatigante e deixando muito rasto pelo vale onde estávamos, que não tem casas próximo, mas sim semeadores de batatas regadas por canais, do mesmo arroio. Às 2 paramos a descansar, pois já era inútil seguir avançando.
O Chino converte-se numa verdadeira carga quando há que caminhar de noite.
O exército deu uma estranha informação sobre a presença de 250 homens em Serrano para impedir a passagem dos cercados em número de 37 dando a zona do nosso refúgio entre o rio Acero e o Oro.
A notícia parece diversionista. H – 2.000 ms”


in Diário de Che na Bolívia, 7 de Outubro de 1967


Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?