Partilhar
sexta-feira, dezembro 14, 2007

hoje são nossas as “estrelas”

Anualmente são três as mais intensas “chuva de estrelas”, resultantes da passagem da órbita do planeta Terra por zonas da esfera celeste onde existem detritos deixados pela passagem de cometas ou de asteróides.

Tomam a designação resultante da constelação que constitui o radiante, o ponto de fuga parentes. No mês de Agosto, são as Perseíades, com origem aparente na constelação Perseu. Em Novembro, são as Leónidas, com origem aparente na constelação de Leão. Em Dezembro, são as Gemínidas, com origem aparente na constelação de Gémeos.

Na madrugada de hoje, com a actividade máxima prevista para cerca das 2 horas e 20 minutos, poder-se-á ter uma “visão maravilhosa do céu”, quando a Lua crescente de quatro dias iluminar sem impedir a visibilidade e as constelações de Inverno apresentarem todo o seu esplendor: “Aldebarã e as Pleiades do Touro, a linda Capela muito alta, a brilhante Sirius, Procyon, os Gémeos Castor e Polux, e baixa, a estrela Arcturus”, como descreve o Observatório Astronómico de Lisboa.

Os traços das estrelas cadentes vão aparentar sair de um ponto da constelação dos Gémeos, mais concretamente, de perto da estrela Castor, e resultam de detritos largados pelo asteróide Faetonte com cuja órbita se cruza a do planeta Terra. São meteoros lentos, e podem ser brilhantes. Em outros anos foram observados até 150 meteoros por hora durante o máximo.

Pelas nossas estreitas ligações à constelação Gémeos tomamos a liberdade de dizer que “são nossas as estrelas cadentes que esta noite irão observar”. Como manda a tradição, façam um pedido por cada uma que tiverem a felicidade de ver.

Etiquetas: ,


Comments:
Oh... acho que perdi esse céu e os pedidos...

Mas deixo beijos para ti Querido Victor!
 
Que seus pedidos e realizações tenham brilhos intensos como as estrelas
 
Querida Gasolina
Este céu e os pedidos nunca são perdidos quando olhos amigos o veem...
Beijinhos.
 
Querida Lígia
Tudo o que peço nunca é para mim exclusivamente. Então que as estrelas brilhem para todos nós.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?