Partilhar
terça-feira, dezembro 18, 2007

internet e sociedade

Texto escrito no ano 2000 pelo pessoal que hoje trabalhada Oficina das Ideias e que julgamos manter grande actualidade:



A Internet é o meio de comunicação de tecnologia mais recente (no ano 2000). Como a grande maioria dos meios de comunicação actualmente disponíveis é, fundamentalmente, um meio de emissão de informação colocando os utilizadores como meros receptores. Como tantos outros meios que o poder económico universal incentiva, actualmente, o uso, também a Internet reduz ou acaba mesmo com a convivialidade entre as pessoas. É um factor mais, que tem como efeito objectivo reduzir os contactos reais entre as pessoas.

A importância da Internet nas Empresas
É actualmente um factor determinante para as tomadas de decisão nas empresas. O manancial de informação que se encontra disponível na Internet, abrangendo todas as áreas do saber, globaliza cada vez mais a sociedade.

A importância da Internet na Família
A sua utilização como fonte de conhecimentos aplica-se com utilidade em todas as actividades humanas, pelo que tem reflexos positivos, igualmente, a nível das actividades familiares, especialmente interessante para os estudantes na preparação dos seu trabalhos escolares. Como meio de ocupação dos tempos livres apresenta todos os riscos inerentes às novas tecnologias, especialmente quando se torna em habituação e o seu uso é compulsivo. Provoca, tal como já o fez a televisão, o afastamento e isolamento dos membros de um agregado familiar.

O Futuro das Novas Tecnologias
A sociedade caminha a passos largos para o designado “web style of life” (estilo de vida Internet). Quando se concretizar a comunicação oral generalizada com os computadores (inclusive em português) toda a nossa vida ficará dependente e organizada em termos de uma “cidade global”. Serão derrubadas as barreiras da comunicação. Manter-se-á ou será incrementada a barreira da incomunicação entre as pessoas. O paradigma da comunicação aplicar-se-á na sua plenitude: são cada vez mais amplos e disponíveis os meios de comunicação; contudo, é cada vez maior a incomunicação entre as pessoas.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?