Partilhar
quarta-feira, janeiro 02, 2008

2008 – ano bissexto

O ano de 2008 é bissexto o que vai trazer uma “trabalhera” para o pessoal da Oficina, pois em lugar de publicarem 365 postagens no ano e outras tantas fotografias, vão ter que publicar 366 (trezentas e sessenta e seis).

É verdade... O ano bissexto caracteriza-se por ter mais um dia do que os anos designados comuns ou vulgares, o mês de Fevereiro passa a ter 29 dias, incrementando uma unidade no dia 24, “empurrando” o fim do mês para 29 de Fevereiro.

A objectivo da existência cíclica do ano bissexto é o de corrigir a diferença existente entre o designado “ano calendário” considerado com 365 dias do “ano solar” correspondente ao tempo de translação da Terra em volta do Sol e que é de aproximadamente 365,25 dias solares. As seis horas “excedentes” de cada ano solar provocam a cada 4 anos a criação de um dia extra, introduzido no mês de Fevereiro, que passará então a ter 29 dias.

Existe, então, uma forma fácil de concluir se um determinado ano é ou não bissexto. Basta, para tanto, dividir o ano por quatro e obter como resto zero. É bissexto. Mas...

Como o ano solar não é exactamente igual a 365, 25 dias de calendário temos que considerar excepções...

Não é bissexto o ano que embora divisível por 4 termine em 00. Por exemplo o ano de 1900.

É bissexto o ano que sendo divisível por 4, termine em 00 e seja divisível por 400. Assim, o ano 2000 foi considerado bissexto à segunda excepção. Muito programas informáticos haviam descurado essa segunda excepção pelo que veio agravar, ainda mais, as dificuldades provocadas na passagem para 2000. O célebre “bug” do ano 2000, tratado até à exaustão pelo Y2K GROUP de que tivemos oportunidade de fazer parte e para o mesmo contribuir em termos técnicos.

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?