Partilhar
sábado, janeiro 19, 2008

emissor receptor de poesia

O escultor José Aurélio inspirou-se na obra do poeta chileno Pablo Neruda para criar esta importante obra escultórica que se encontra implantada bem perto da Arriba Fóssil da Caparica em perfeita comunhão com a imensidão do mar Atlântico inspirador de tantos feitos das gentes portuguesas.

Semicírculos juntos formam uma estrela de cinco pontas em aço corten e inox que assenta no solo em três únicos pontos de contacto, dando-lhe uma leveza muito pouco compatível com o seu peso real de seis toneladas.

A estrela de cinco pontos, símbolo com conotações libertárias, dá-nos a imagem da liberdade em que as linhas de fuga se dirigem ao céu azul, sem perder o seu apego telúrico e com o amplo mar, que se vê até à linha do horizonte, a completar a trilogia de elementos: ar, terra e mar.



O simbolismo da estrela de cinco pontas é inquestionável, encontrando-se também na bandeira da República Democrática do Chile e na boina de Che Guevara.

Todo este conjunto escultórico tem no centro uma espécie de esfera armilar, que a própria brisa marítima se encarrega de lhe imprimir movimento, representando a nação portuguesa, mas também a universalidade e a intemporalidade dos valores que guiaram a vida do poeta chileno Pablo Neruda, Nobel da Literatura.

Daqui se contempla o belo mar Atlântico de águas azuis com laivos prateados, o mesmo que com o nome de Pacífico tanto inspirou Pablo Neruda na criação dos mais belos poemas.

Estabilidade, mas ao mesmo tempo leveza e movimento, caracterizam esta escultura de rua que imortaliza a obra do extraordinário poeta.

Etiquetas: , ,


Comments:
Obrigada por me teres ensinado...quando lá passar já vou saber dizer!!! Beijo...
 
Como sempre,é uma delicia saboreando conhecimentos históricos,fatos em suas palavras
TEns um dom !
Ligia
 
Querida Amigona
Passa por lá, estaciona o carro na reentrância de estrada e sai para junto desta escultura. Vais sentir no ar a influência de Neruda.
Beijinhos.
 
Querida Lígia
Sou feliz por ter bonitas fontes de inspiração. Depois... é deixar-me levar por elas.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?