Partilhar
quinta-feira, janeiro 17, 2008

gaudí e o arco-Íris

O arco-íris aparece representado na obra do arquitecto catalão Antoni Gaudí na fachada da Casa Vicens, construída entre 1883 e 1888, situada na C/ Carolines, em Barcelona. Trata-se do primeiro trabalho arquitectónico do grande mestre e destinado a residência de Verão do industrial Manuel Vicens Montaner.

A ideia desenvolvida por Gaudí era a de que a água da fonte da pia de mármores, ao cair sobre um retículo elíptico como uma teia de aranha, formasse lâminas abauladas que, ao serem atravessadas por raios do sol poente, se decomporiam nas cores do arco-íris.

O Juiz do Mundo, no fim dos tempos, é muitas vezes representado sentado em cima do arco-íris. No simbolismo cristão as três cores principais do arco-íris estão associadas a imagens de: dilúvio, o azul; incêndio do mundo, o vermelho; e a nova terra, o verde.

As sete cores representam os sete sacramentos [Baptismo, Confirmação, Eucaristia, Penitência, Unção dos enfermos, Ordem sacerdotal, e Matrimónio] e os sete dons do Espírito Santo [Sabedoria, Entendimento, Conselho, Fortaleza, Ciência, Piedade, Temor].

A obra de Gaudí tem muito a ver com a magia do arco-íris. Há mais de 25 anos que o simbolismo do arco-íris faz parte do meu imaginário. É uma referência à imaginação. Escreveu-me recentemente uma querida amiga...

“...se o índigo é a cor da noite e dos sonhos e o violeta é a cor da paz, do mar profundo e dos raios do amanhecer... então tu tens também muito a ver com as tonalidades do lilás” [entre o índigo e o violeta]

Etiquetas: ,


Comments:
A luz...que te deixo...é da cor da minha vida...

Aparece no meu blog e pede um desejo:)
 
E como admiro Gaudi!!!!
bjkas, amigo Victor!!!
 
Caro Netmito
Obrigado pela visita. Claro que aparecerei.
Um abraço.
 
Querida AvelaneiraFlorina
Também por cá há uma grande paixão pela obra de Gaudi. Ao ponto de ter no próprio corpo gravado um sol seu.
Beijinhos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?