Partilhar
sexta-feira, janeiro 04, 2008

leituras

Terminei hoje a leitura de O Sétimo Selo, romance de José Rodrigues dos Santos, escrito num estilo simples, de leitura fácil, que no passar de aproximadamente quinhentas páginas desenvolve um trama à volta de duas temáticas muito actuais e, aliás, estreitamente relacionadas entre si: o aquecimento global do planeta Terra e os grandes negócios do petróleo.

Romanceando o caminho para o “apocalipse” pelo esgotamento súbito das reservas petrolíferas, sem alternativas energéticas para a Humanidade, que caminha despreocupadamente para a própria extinção, enquanto um grupo restrito de pessoas enriquece desmesuradamente sem qualquer objectivo de futuro.

O aspecto descritivo da crise das reservas petrolíferas é tratado com extrema seriedade, tendo envolvido importante pesquisa para que os dados apresentados fossem cientifica e historicamente correctos.


Iniciei a leitura do romance A Chave de Gaudí, de Esteban Martin e Andreu Carranza, que analisa os aspectos mais obscuros e misteriosos da morte do grande arquitecto catalão atropelado por um carro eléctrico quando da Sagrada Família se deslocava para o seu atelier.

É o meu permanente retorno à figura ímpar de Gaudí: a visita das suas magníficas obras, a consulta a interessantes acervos fotográfico das mesmas, a leitura de biografias umas mais romanceadas do que outras, é o gravar no meu próprio corpo o “sol de Gaudí”.

Somos, na realidade, inseparáveis de tal forma que uma das minhas grandes amigas, amiga de coração, reside onde nasceu Gaudí, na cidade catalã de Reus e nasceu onde viu a luz do dia o mais dilecto seguidor de Gaudí – João Givell.


O Sétimo Selo, de José Rodrigues dos Santos, editora Gradiva, 502 pp, , 1ª edição, 2006
A Chave de Gaudí, de Esteban Martín e Andreu Carranza, editora Saída de Emergência, 335 pp, 1ª edição, 2007

Etiquetas:


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?